Biometria no Paraná

Com o objetivo de garantir um sistema de votação verdadeiramente democrático e seguro, várias tecnologias têm sido desenvolvidas pela Justiça Eleitoral, merecendo destaque o desenvolvimento das urnas com leitor biométrico, que possibilitam ao eleitor registrar seu voto por meio de identificação biométrica (através de sua impressão digital).

No dia da votação, após a prévia apresentação dos documentos, a identidade do eleitor será confirmada por meio da sua impressão digital. Se o mesário tiver dúvidas com relação ao eleitor, ou se a sua digital não for reconhecida, ele terá à sua disposição a folha de votação com as fotos de todos os eleitores daquela seção, a qual poderá recorrer para a confirmação da identidade.

Hoje, 54% dos eleitores paranaenses já foram revisados através do sistema biométrico. A meta inicial do Projeto Biometria 2017/2018 é chegar à marca de 85% do eleitorado até março de 2018. 

Lista de Municípios com Biometria

Acesse a relação de municípios que estão em revisão (biometria) ou que já tem data de início agendada.

Agendamento Biometria


 A partir do dia 03 de abril todos os eleitores de Amaporã, Arapoti, Bituruna, Campo do Tenente, Carambeí, Carlópolis, Castro, Cerro Azul, Cianorte, Conselheiro Mayrink, Cruz Machado, Douradina, Doutor Ulysses, General Carneiro, Guaratuba, Ibaiti, Imbaú, Indianápolis, Jaboti, Japira, Japurá, Jussara, Maria Helena, Matinhos, Nova Aliança do Ivaí, Paranavaí, Paula Freitas, Perobal, Piên, Pinhalão, Pontal do Paraná, Porto Vitória, Quitandinha, Rio Negro, Salto do Itararé, Santana do Itararé, São José da Boa Vista, São Manoel do Paraná, São Tomé, Sarandi, Sengés, Siqueira Campos, Tamboara, Telêmaco Borba, Tibagi, Tomazina, Umuarama, União da Vitória, Ventania e Wenceslau Braz deverão comparecer ao Fórum Eleitoral dos municípios sedes das respectivas zonas eleitorais para os procedimentos de revisão biométrica.

Por conta disso, a Justiça Eleitoral disponibilizou este serviço de agendamento que permite ao eleitor escolher dia e horário de atendimento, tornando tudo muito mais prático e rápido.

Agendar atendimento

Gestor Responsável: Coordenadoria de Planejamento Estratégico +