Justificativa

E se eu não puder comparecer às urnas no dia da eleição?
Se você estiver fora de sua cidade, justifique sua ausência - no dia da eleição - em qualquer local de votação.
Se você estiver enfermo, ou tiver outro impedimento, deve procurar um cartório eleitoral para fazer a justificativa até 60 dias depois das eleições. Nesse caso, poderá também utilizar o sistema JUSTIFICA para enviar o seu requerimento de justificativa através da internet, para saber mais acesse http://www.tre-pr.jus.br/eleitor/justificativa-eleitoral/sistema-justifica-acesso.

Quem perdeu o título de eleitor pode votar?
Sim. O eleitor com cadastro regular poderá votar com documento oficial de identidade com fotografia como: carteira de identidade (RG), carteira de trabalho, passaporte, carteira de motorista e de reservista. Porém, o eleitor deverá saber qual é o seu local de votação, informação que poderá ser obtida através do telefone 41 3330 8673.
Você também poderá consultar seu local de votação através do link http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/titulo-de-eleitor/titulo-e-local-de-votacao. Sabendo seu local de votação poderá votar com documento oficial com foto.
O eleitor, se desejar, poderá requerer uma segunda via do título até 10 (dez) dias antes da eleição.
Outra possibilidade é utilizar o e-título. O e-Título é um aplicativo móvel para obtenção da via digital do título de eleitor. Permite o acesso rápido e fácil às informações do eleitor cadastradas na Justiça Eleitoral. Apresenta dados como: zona eleitoral, situação cadastral, além da certidão de quitação eleitoral e da certidão de crimes eleitorais.  O app pode ser baixado para smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android. Após baixá-lo, basta inserir os dados pessoais. Para o eleitor que ainda não fez o cadastro biométrico, é necessário apresentar um documento oficial com foto sempre que for utilizar o título digital.

Deixei de votar em três eleições consecutivas e não justifiquei. Como regularizar minha situação?
Você deverá comparecer ao cartório eleitoral da sua cidade e retirar a GRU (Guia de Recolhimento da União). Terceiros também podem retirar a GRU. Você ainda poderá consultar se tem débitos com a Justiça Eleitoral através do link  www.tse.jus.br/eleitor/servicos/titulo-de-eleitor/quitacao-de-multas.
A emissão e o pagamento do boleto não são suficientes para regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral. O eleitor deve apresentar o respectivo comprovante nos cartórios eleitorais para regularizar a situação.