Situação Eleitoral

Posso consultar minha situação eleitoral através da internet?
Através do www.tre-pr.jus.br/eleitor/situacao-eleitoral/consulta-por-nome você poderá consultar se seu título está regular, cancelado ou suspenso.

Quando um título pode ser cancelado?
Um Título de eleitor será cancelado por:

  • óbito do eleitor;
  • duplicidade de títulos;
  • perda dos direitos políticos;
  • deixar de votar em 03 (três) eleições consecutivas;
  • se o Município onde o eleitor vota for submetido ao processo de revisão do eleitorado e o eleitor não comparecer ao seu Cartório Eleitoral para a revisão;

O que acontece se meu Título for cancelado?
Se o eleitor tiver seu título cancelado, ele sofrerá alguns impedimentos, tais como:

a) inscrever-se em concurso público; b) receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos, se for servidor ou funcionário público; c) participar de concorrência pública; d) obter empréstimo, desde que não se trate de instituição bancária privada; e) obter Passaporte, Carteira de identidade e CPF; f) matricular-se em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; g) praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

Meu título está suspenso. Posso votar?
Não. Caso você esteja prestando serviço militar obrigatório ou tenha condenação criminal transitada em julgado, você não poderá votar até terminar as suas obrigações ou sua pena.

Meu título está cancelado. Posso votar?
Não. Quem se encontra com o título cancelado no dia das eleições não poderá votar. Deverá aguardar até que o cadastro eleitoral seja reaberto e, após, procurar o cartório eleitoral em que tem a inscrição para regularização.