Justificativa eleitoral

O eleitor que se encontrar impossibilitado de votar e/ou fora do seu domicílio eleitoral (em outro Município), no dia das eleições, deverá justificar a sua ausência.

A justificativa de ausência às eleições (1º e/ou 2º turnos) pode ser realizada:

- No dia da eleição, em qualquer seção eleitoral localizada em município diverso do domicílio do eleitor,
- Após as eleições: pela Internet (somente para os eleitores dos Estados que utilizam o “Sistema JUSTIFICA”) ou diretamente junto aos Cartórios Eleitorais.

1. Justificativa no dia das eleições 

Para justificar o voto no dia da eleição, o eleitor deve comparecer à seção mais próxima ou a uma mesa receptora de justificativa para apresentar ao mesário o formulário "Requerimento de justificativa eleitoral" devidamente preenchido, junto com seu título de eleitor ou documento oficial com foto (carteira de identidade, de trabalho, funcional ou certificado de reservista).
Atenção: mesmo que não esteja portando seu título, o eleitor deve saber o número de sua inscrição eleitoral, que pode ser consultado no serviço Consulta por nome ou nos cartórios eleitorais.
O formulário para justificativa estará à disposição - gratuitamente - nos Cartórios Eleitorais, nas Centrais de Atendimento ao Eleitor ou no site do TSE no período de 10 dias anteriores ao pleito até o encerramento da votação.
Requerimento de Justificativa - para utilizar apenas no dia da eleição - (formato PDF)

2. Justificativa após as eleições

Prazos:
Eleitores no Brasil: 60 dias após cada turno.
Eleitores no Exterior: 30 dias a contar do retorno ao país.

Formas:

Justificativa pela internet:


Sistema JUSTIFICA

Justificativa presencial

O formulário disponibilizado nos links abaixo deverá ser impresso, anexando cópia do título eleitoral ou documento de identificação pessoal, juntamente com o respectivo documento comprobatório da impossibilidade (atestado médico, comprovante de viagem, entre outros), dirigido ao juízo eleitoral da sua inscrição (veja o endereço do seu cartório eleitoral), para análise.

Download do Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) (formato PDF)

Preenchimento on-line do Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição)

Gestor Responsável: Coordenadoria de Fiscalização do Cadastro Eleitoral +