TRE-PR realiza treinamento com equipe da Votação Paralela

TRE-PR realiza treinamento com equipe da Votação Paralela

TRE-PR treinamento 2016 votação paralela

O presidente da Comissão de Votação Paralela, juiz Rogério de Assis, da 177ª Zona Eleitoral de Curitiba, reuniu-se nesta quarta, 21, com os membros da equipe de Votação Paralela do TRE-PR para um treinamento do sistema de auditoria das urnas eletrônicas.

A Votação Paralela é regulamentada pelo Tribunal Superior Eleitoral e acontece em todos os Tribunais Regionais Eleitorais do país. Serão sorteadas quatro urnas no Paraná, sendo uma delas obrigatoriamente da Capital.

O sorteio das urnas acontecerá na manhã do sábado, 1º de outubro, no Auditório do TRE-PR, e é aberto ao público. Logo após o evento, os juízes das zonas eleitorais das urnas sorteadas serão comunicados para substituí-las por urnas de contingência. As quatro urnas serão levadas para o Espaço Cultural do TRE, localizado no edifício-sede, ao lado da Biblioteca, onde ocorrerá a Votação Paralela neste ano.

Ainda no sábado, as pessoas presentes ao sorteio serão convidadas a preencher cédulas de votação de papel, como se estivessem votando nos candidatos oficiais desta eleição. Participarão dessa etapa alunos de escolas da Capital, além de representantes de partidos políticos. Os nomes e números dos candidatos serão reais, porque as urnas já estão configuradas e lacradas com os dados oficiais das eleições.

Após o preenchimento das cédulas de papel, elas serão depositadas em urnas de lona, que serão lacradas e encaminhadas ao local da Votação Paralela. Ao chegaram ao local de votação, as urnas e as cédulas de votação ficarão em ambiente protegido por vigilância até o horário do início da votação do dia seguinte.

No domingo, os votos serão inseridos nas urnas eletrônicas sorteadas por servidores da Justiça Eleitoral, com o objetivo de demonstrar que o resultado obtido pela apuração do voto de papel é idêntico ao resultado da apuração do voto eletrônico. A votação do domingo é aberta ao público e conta com os mesmos procedimentos utilizados nas eleições oficiais, incluindo a emissão da zerésima - para demonstrar que nenhum candidato possui votos - e do boletim de urna. A Votação Paralela acontece das 8 às 17 horas do domingo, mesmo horário da votação das eleições.

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido