Audiência Pública em Londrina discute rezoneamento eleitoral

Audiência Pública em Londrina discute rezoneamento eleitoral

TRE-PR-audiencia-publica-londrina

O Juízo Eleitoral de Londrina realizou na sexta passada, dia 21, no auditório da OAB, ao lado Fórum Eleitoral, Audiência Pública para discutir o rezoneamento dos cartórios eleitorais imposto pela Resolução 23.520/2017, do Tribunal Superior Eleitoral. Estiveram presentes o Corregedor Regional Eleitoral, Desembargador Luiz Taro Oyama; a Secretária da Corregedoria Regional Eleitoral, Daniela Borges de Carvalho; o Presidente da Associação dos Magistrados do Paraná, Frederico Mendes Junior;  o Deputado Estadual, Tercilio Turini; o Presidente da Câmara Municipal de Londrina, Mario Takahashi; o Vice-Prefeito de Londrina, João Mendonça; o Coordenador Regional do Sinjuspar, Paulo Cezar Silva dos Santos; o representante da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PR em Londrina e autoridades, lideranças e eleitores do município. Houve também leitura de ofício encaminhado pelo Deputado Federal Luiz Carlos Hauly e ampla cobertura da imprensa desde a designação da audiência.

No evento, quase todos se manifestaram em posição contrária à Resolução do TSE. No final, houve a manifestação de um produtor rural a favor da Resolução por entender como necessária para economia de gastos, o que, para o Dr. Luiz Eduardo Asperti Nardi, Juiz da 157ª Zona Eleitoral de Londrina, “foi positivo porque retirou o caráter corporativo do evento”. Ainda segundo o magistrado, a audiência foi extremamente importante, uma vez que “foi a primeira oportunidade para discutir um tema de vital importância, que foi a Resolução que trata do rezoneamento”, bem como “foi muito proveitosa, porque todos os setores da sociedade foram representados, inclusive por eleitores”. Por fim, afirma que a maioria dos participantes se manifestou contra o fechamento das zonas eleitorais.

De acordo com Jacqueline Piton Volpi, Chefe da 189ª Zona Eleitoral de Londrina, "foi importante ao trazer a comunidade londrinense para o debate sobre a relevância da Justiça Eleitoral de primeiro grau, especificamente quanto ao trabalho realizado pelas zonas eleitorais, compostas por juízes, promotores e servidores, que se dedicam a garantir ao cidadão o exercício de seus direitos políticos e a realização e fiscalização do processo eleitoral, cujo ponto alto é a Eleição. Respeitado opinião contrária, os presentes, em sua absoluta maioria, demonstraram preocupação com a possibilidade de enfraquecimento do trabalho prestado pela Justiça Eleitoral junto à comunidade, como consequência da redução do número de zonas eleitorais determinada pelo TSE".

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido