TRE-PR recebe visita do Cônsul-Geral do Japão

TRE-PR recebe visita do Cônsul-Geral do Japão

TRE-PR-visita-consul-japao

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, acompanhado do Vice-Presidente e Corregedor Eleitoral, Desembargador Luiz Taro Oyama, e da Diretora-Geral, Mônica Miranda Gama Monteiro, receberam nesta quarta-feira, 14, a visita dos senhores Hajime Kimura, Cônsul-Geral do Japão em Curitiba, e do senhor Hiroshi Teramichi, Cônsul-Geral Adjunto, que estiveram na sede do TRE-PR para conhecer a urna eletrônica e os sistemas de votação, apuração e divulgação dos resultados.

O senhor Kimura demonstrou profundo conhecimento da situação política atual de nosso país e fez perguntas sobre a estrutura do Judiciário brasileiro, no que foi pronta e satisfatoriamente respondido pelos desembargadores Xisto Pereira e Taro Oyama, que também fizeram um breve relato sobre a história da Justiça Eleitoral.

Antes de conhecer o funcionamento da urna eletrônica os senhores Kimura e Teramichi visitaram o Espaço Cultural do TRE-PR, onde está localizado o Museu Eleitoral com a exposição de todos os modelos de urna utilizados no Brasil.

A apresentação da urna eletrônica e seu funcionamento foi feita pelos servidores Gilmar de Deus (diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação, em exercício) e Matilde Freiberger (chefe da Seção de Gestão de Urnas).

Ao término da visita, o senhor Hajime Kimura se disse impressionado com a tecnologia desenvolvida pela Justiça Eleitoral brasileira, mas confessou que dificilmente o povo japonês utilizará um equipamento semelhante, segundo ele: “nosso povo prefere escrever o voto na cédula”.

Na foto, da esquerda para a direita: Sérgio Ritzmann (Secretário-Geral da Presidência), Daniela Carvalho (Secretária da Corregedoria Eleitoral), Des. Xisto Pereira (Presidente), Hajime Kimura (Cônsul-Geral do Japão), Hiroshi Teramichi (Cônsul-Geral Adjunto), Mônica Monteiro (Diretora-Geral), Gilse Nagayama (servidora do TRE-PR), Des. Taro Oyama (Vice-Presidente e Corregedor) e Marden Machado (Assessor de Comunicação Social).

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido