Instagram
Youtube
facebook
Twitter

Imprensa

16 de maio de 2017 - 16h25

TRE-PR-parlamento-jovem-cmc

TRE-PR e EJE-PR apresentam programa do Parlamento Jovem na Câmara Municipal de Curitiba

O desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, acompanhado do doutor Nicolau Konkel Junior, diretor executivo da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná, apresentou nesta terça, 16, no plenário da Câmara Municipal de Curitiba o programa Parlamento Jovem e detalhar a parceria entre os órgãos, confirmada no início de maio em reunião com a Comissão Executiva do Legislativo.

A Câmara de Curitiba vai acolher os participantes do programa, coordenado pelo TRE-PR, e que mobilizará, nessa primeira edição, nove escolas da capital (ver lista abaixo). Os alunos poderão se filiar a partidos “de fantasia”, disputar convenções, ser candidatos e simular, no Legislativo, a votação de projetos. A ideia foi elogiada pelos vereadores.

“Queremos estimular a formação política cidadã. Precisamos fazer um resgate do respeito pela política e pelos políticos, um resgate da via democrática”, explicou o doutor Nicolau Konkel Junior. Para o des. Xisto Pereira, “É preciso que as crianças sejam educadas desde cedo, para que haja esse resgate e para que surjam novas lideranças”.
Serão criados partidos sem conotação política, vinculados a temas de interesse da cidade, como o Partido da Segurança, o Partido da Sustentabilidade. Daí os filiados participarão da convenção partidária, terá campanha e haverá a eleição simulada. Forneceremos títulos, treinaremos mesários para uso das urnas eletrônicas. Depois da diplomação, caberá à Câmara, à Escola do Legislativo, formatar as atividades.
Dos 38 vereadores, 21 pediram a palavra para elogiar a iniciativa, o desempenho do próprio TRE-PR na direção do processo eleitoral e sugerir medidas para o Parlamento Jovem.

Relação das escolas:

Escola Estadual Ernani Vidal

Colégio Madalena Sofia

Colégio Marechal Cândido Rondon

Colégio Estadual Professor Narciso Mendes

Colégio Estadual Euzébio da Mota

Colégio Estadual Homero Baptista Barros

Colégio Estadual Dr. Francisco Azevedo Macedo

Colégio Estadual Júlia Wanderley

Colégio Estadual Senador Manoel Alencar Guimarães

 

Fonte: EJE-PR e Ascom CMC

Foto: Ascom CMC

Gestor Responsável: Assessoria de Comunicação Social +

Quem somos

Contatos