TRE-PR realiza Seminário de Sustentabilidade – PLS: Uma Ferramenta de Gestão Estratégica

TRE-PR realiza Seminário de Sustentabilidade – PLS: Uma Ferramenta de Gestão Estratégica

TRE-PR-seminario-sustentabilidade

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná realizou nesta quinta-feira (23), o Seminário de Sustentabilidade – PLS: Uma Ferramenta de Gestão Estratégica. O evento foi aberto pelo Des. Adalberto Jorge Xisto Pereira, Presidente do TRE-PR, e contou com cinco palestras proferidas ao longo do dia, nesta ordem:

- A Administração dos Tribunais e a Proteção do Meio Ambiente, com o Wladimir Passos de Freitas;

- Política de Sustentabilidade do TCU, com Benjamin Lima Junior;

- Núcleo Paranaense do Fórum Governamental de Responsabilidade Social, com Fabiane Lopes Bueno Netto Bessa;

- Trabalhando com Inteligência Socioambiental – Sistema de Custos do TRT, com  Nelson Amazonas Girão de Araújo;

O PLS do Tribunal Superior Eleitoral; O descarte das Urnas Eletrônicas e materiais, com Flávio Ribeiro Santana, proferirá a palestra.

Ao final foi apresentado um vídeo sobre as práticas de reutilização de materiais da gestão de materiais da Seção de Gestão de material consumo.

A Seção de Gestão da Sustentabilidade agradece aos servidores que atenderam ao convite e participaram deste Seminário rico em informações para todas as áreas.

Sobre os palestrantes

Wladimir Passos de Freitas    

Desembargador Federal aposentado do TRF da 4ª Região, onde foi corregedor e presidente. Mestre e doutor em Direito pela UFPR e pós doutor pela Faculdade de Saúde Pública da USP. É professor de Direito Ambiental no mestrado e doutorado da PUC-PR. Presidente da International Association for Courts Administration (IACA), com sede em Arlington (EUA). Vice presidente do Ibrajus e colunista do site “Consultor Jurídico”.    

Benjamin Lima Junior  

Auditor Federal de Controle Externo. Formação em Filosofia, pela Universidade de Brasília, tendo passado pela Secretaria de Avaliação de Programas (Seprog), com avaliação do programa Fome Zero, Política para pessoas com deficiência, e Sistema único de Segurança. Foi um  dos ganhadores do prêmio de monografias do TCU 2003, com monografia sobre a avaliação de políticas públicas do Brasil. Coordenador da pós-graduação, Diretor do Instituto Sezerdello Corrêa, unidade educacional do TCU. Assessor do TCU junto ao Congresso Nacional. E atualmente especialista sênior, responsável pelo Núcleo Socioambiental do TCU.

Fabiane Lopes Bueno Netto Bessa        

Procuradora da Fazenda Nacional - atualmente na direção do Centro de Treinamento da Esaf no Paraná e Santa Catarina; doutora em direito (UFPR), professora licenciada da PUCPR, tendo participado dos Programas de Pós-Graduação em Direito e Gestão Urbana, foi instrutora do Instituto Ethos de Responsabilidade Social das Empresas e do Instituto Akatu pelo consumo consciente e membro do conselho de ética da ONG Transparência Brasil.

Nelson Amazonas Girão de Araújo       

Chefe do Setor de Gestão Ambiental do TRT da 9ª Região.  Administrador formado pela Universidade Federal do Amazonas e Pós Graduado em Gestão de Pessoas. Professor Universitário das disciplinas de Administração Pública, Legislação Social e Administração de Serviços.  

Flávio Ribeiro Santana

Ocupa atualmente o cargo de assistente da Assessoria de Gestão Socioambiental do TSE, sendo membro da Comissão Gestora do PLS/TSE; trabalhou como  assessor chefe da assessoria parlamentar do TSE( 2012/2016); na coordenadoria de logística, na equipe de Urnas e biometria 2004/2008); Trabalhou no Centro de Assessoria do Assuruá – CAA (OnG) entre 1994 1997 como técnico de Área Sócio Política nas atividades de Apoio às Associações Comunitárias, Programa de Formação de Lideranças, Modernização de Sistemas Produtivos (Casa de Farinha, Caprinocultura e Apicultura).

Na foto, da esquerda para a direita: Ceres Bernadete Rodrigues Olsson (Chefe da Seção de Gestão da Sustentabilidade do TRE-PR), Dr. Flávio Ribeiro Santana (Assistente da Assessoria de Gestão Socioambiental do TSE), Mônica Miranda Gama Monteiro (Diretora-Geral do TRE-PR), Dr. Benjamin Lima Júnior (Auditor Federal de Controle Externo), Des. Adalberto Jorge Xisto Pereira (Presidente do TRE-PR), Dr. Vladimir Passos de Freitas (desembargador aposentado do TRF4), Dra. Fabiane Lopes Bueno Netto Bessa (Procuradora da Fazenda Nacional), Dr. Nelson Amazonas Girão de Araújo (Chefe do Setor de Gestão Ambiental do TRT9) e Solange Maria Vieira (Coordenadora de Planejamento Estratégico do TRE-PR).

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido