TRE-PR diploma eleitos do Parlamento Jovem de Curitiba

TRE-PR diploma eleitos do Parlamento Jovem de Curitiba

TRE-PR diploma eleitos do Parlamento Jovem de Curitiba

Na tarde desta quarta-feira (22), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), sob a coordenação da Escola Judiciária Eleitoral, realizou no auditório do Edifício-Sede a solenidade de diplomação dos eleitos para o cargo de Vereador Mirim do Projeto Parlamento Jovem de Curitiba. “É muito importante que o jovem conheça o que é a atividade parlamentar e o processo democrático”, destacou o desembargador Luiz Taro Oyama, vice-presidente e corregedor do TRE-PR, na abertura do evento.

Neste ano, foram eleitos 38 vereadores jovens de seis escolas estaduais da capital, escolhidos entre 136 candidatos por cerca de 2.500 estudantes. Durante a cerimônia, o aluno Lucas de Lima Homero entregou ao presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Sérgio Renato Bueno Balaguer (Serginho do Posto), os projetos de lei formulados pelos partidos fictícios que concorreram ao pleito jovem.

Ana Letícia Alves, do Colégio Estadual Julia Wanderley, e Carlos Eduardo Castelo, do Colégio Estadual Ernani Vidal, foram dos dois estudantes que obtiveram o maior número de votos. “Foi uma boa oportunidade para aprender desde cedo a importância de ter consciência política”, disse a aluna. Já Carlos afirmou “que iniciativas como essa mostram que o voto não é brincadeira e que o jovem pode mudar o Brasil”.

A mesa de diplomação foi presidida pelo desembargador Luiz Taro Oyama e composta pelo diretor-geral do TRE/PR em exercício, Sérgio Luiz Maranhão Ritzmann; o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Sérgio Renato Bueno Balaguer (Serginho do Posto); e representando a Secretaria da Educação do Estado do Paraná, Meryna Therezinha Juliano Rosa. Também estiveram presentes entre as autoridades Bruno Pessuti e Mauro Ignácio, vereadores de Curitiba, e Nilton Cordoni, diretor-geral da Câmara Municipal de Curitiba.

A realização das eleições envolveu os servidores dos cartórios eleitorais de Curitiba, Seção de Urnas, Seção de Mecanografia, Seção de Transportes, Assessoria de Comunicação Social e Seção de Imagem Institucional, entre outros setores do TRE-PR.

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido