TRE-PR realiza evento Mulher e Poder

TRE-PR realiza evento Mulher e Poder

TRE-PR-evento-mulher-e-poder

Com o objetivo de incentivar a participação feminina na política, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná realizou nesta quarta-feira, 18, o evento Mulher e Poder, composto por três painéis que abordaram os seguintes temas: Mulher, Mídia e Cidadania; Mulher nas Instituições Públicas e Mulher no Processo Eleitoral.

O evento, que contou com um público recorde, foi aberto pelo desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, presidente do TRE-PR, que destacou o fato de o Brasil tem 52% de seu eleitorado do sexo feminino e possuir apenas cerca de 10% de mulheres no Congresso Nacional.

A conselheira do Conselho Nacional de Justiça, Maria Tereza Uille Gomes, proferiu uma rápida palestra sobre seu trabalho no CNJ e logo depois foi assinado um convênio entre o TRE-PR e a ONU Mulheres, representada pela senhora Carolina Ferracini. Este convênio faz parte do Projeto Planeta 50/50, que visa a igualdade de gêneros em todo o mundo até o ano de 2030.

O primeiro painel, Mulher, Mídia e Cidadania, mediado por Marleth Silva, colunista da Gazeta do Povo, contou com as participações de Dulcinéia Novaes (repórter da RPC/Rede Globo); Lígia Guerra (psicanalista, escritora e comentarista de TV); Maria Rafart (âncora do programa Light News, da Rádio Transamérica Light) e Thays Beleze (apresentadora da Rede Massa), que debateram os estereótipos femininos disseminados na mídia e que reforçam determinados papéis sociais das mulheres.

O segundo painel abordou o tema Mulher nas Instituições Públicas, onde atuou como mediadora a desembargadora Lilian Romero, do Tribunal de Justiça do Paraná, e como debatedoras a coronel da Polícia Militar do Paraná, Audilene Dias Rocha; a diretora do Procon-PR, Claudia Silvano; a desembargadora Regina Portes e a procuradora de Justiça, Samia Saad Gallotti Bonavides, que analisaram o número de mulheres, seus cargos, poder de decisão, seus limites e dificuldades dentro das organizações públicas.

Por fim, no terceiro e último painel foi debatido o tema Mulher no Processo Eleitoral, onde atuou como mediadora a desembargadora Joeci Machado Camargo e como debatedoras a advogada Carla Karpstein (Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PR); a professora Eneida Desiree Salgado (UFPR); a presidente da Câmara Municipal de Santa Fé, Elislaine da Silva; a prefeita de Ortigueira, Lourdes Banach e a vereadora de Curitiba, Maria Letícia Fagundes. Aqui, foi debatida a democracia partidária, legislação (cotas), os discursos femininos da política, bem como a avaliação do papel das mulheres como agentes da construção política, visando aumentar a participação das mulheres, desenvolver a liderança feminina orientada para o cumprimento da legislação vigente.

Na foto: à esquerda, des. Xisto Pereira e conselheira Maria Tereza Uille Gomes; à direita: assinatura do convênio com Carolina Ferracini (ONU Mulheres).

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido