Araucária realiza diplomação do Eleitor do Futuro

Estudantes participaram de eleição simulada para escolher representantes

crianças e adultos em pé

Na última terça-feira (03/12), aconteceu, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do município de Araucária (PR), a diplomação dos eleitos do projeto Eleitor do Futuro. O programa da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), realizado em parceria com a 50ª zona eleitoral de Araucária e com as escolas municipais Professora Balbina Pereira de Souza, Professora Elvira de França Buschmann e Papa Paulo VI, mobilizou 884 alunos do 1° ao 5° anos do ensino fundamental. As reuniões com as escolas para apresentação do programa e a logística das eleições ficaram por conta do cartório eleitoral.

O principal desafio do projeto consiste em fazer a inclusão social e política dos jovens de 8 a 18 anos para que exerçam a cidadania de forma consciente. Os alunos receberam títulos eleitorais fictícios e os votos, registrados em urnas eletrônicas, foram em partidos e não em candidatos. Foram eleitos o "Partido esporte, lazer e integração da comunidade escolar", da Escola Municipal Professora Balbina Pereira de Souza, o "Partido Senninha", da Escola Municipal Professora Elvira de França Buschmann, e o "Partido esporte, lazer e integração da comunidade escolar", da Escola municipal Papa Paulo VI.

Na cerimônia de diplomação, estiveram presentes o presidente do TRE-PR e diretor-presidente da EJE-PR, desembargador Gilberto Ferreira, o juiz membro da Corte e diretor-executivo da EJE-PR, doutor Carlos Alberto Costa Ritzmann, o diretor-geral do TRE-PR, doutor Valcir Mombach, a juíza da 50ª Zona Eleitoral, doutora Patrícia Mantovani Acosta, o promotor de justiça titular da 50ª Zona Eleitoral, doutor Josilmar de Souza Oliveira, a coordenadora executiva da EJE-PR, Juliana Paula Zigovski, o presidente da OAB Araucária, doutor André Carneiro de Azevedo, a presidente da Câmara Municipal de Araucária, Amanda Nassar, a chefe de cartório da 50ª Zona Eleitoral, Yna Honda, o servidor Gabriel de Almeida Viana, e também autoridades do município, professores e alunos.

 

Na foto, no topo da matéria, da esquerda para a direita: o diretor-geral do TRE-PR, doutor Valcir Mombach; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e diretor-presidente da EJE-PR, desembargador Gilberto Ferreira; a chefe de cartório da 50ª Zona Eleitoral, Yna Honda; o doutor Enerzon Darcy, advogado; o juiz membro da Corte e diretor-executivo da EJE-PR, doutor Carlos Alberto Costa Ritzmann; o promotor de justiça titular da 50ª Zona Eleitoral, doutor Josilmar de Souza Oliveira; a juíza da 50ª Zona Eleitoral, doutora Patrícia Mantovani Acosta; a coordenadora executiva da EJE-PR, Juliana Paula Zigovski.

 

Texto e fotos: Ana Paula Marques dos Santos
Supervisão: Paulo Cezar Ribeiro
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR

 

Siga-nos no Twitter, no Instagram e no Spotify

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

icone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Icone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido