Parceria entre TRE-PR e PUCPR integra estudantes de Jornalismo à equipe de Comunicação Social

Inauguração da Rádio Eleitoral Para Todos e acordo de cooperação técnica com a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP) estão entre os frutos da iniciativa

Na imagem nove pessoas posando para foto à frente de uma parede verde em um estúdio de TV. Seis ...

A comunicação sempre esteve alinhada à necessidade de integrar e inovar, buscando, principalmente em âmbito jornalístico, disseminar informações relevantes com a devida responsabilidade. Sendo assim, em setembro deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) firmou uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) para iniciar o primeiro Laboratório de Inovação e Comunicação Integrada da Justiça Eleitoral (LABCOM). Desde então, o regional eleitoral paranaense conta com a participação de seis estagiários de Jornalismo na equipe de Comunicação Social (CCS).

Do mês de setembro a novembro, os estudantes cumpriram estágio obrigatório não-remunerado, contabilizando 200 horas divididas entre diversas atividades, como produção de matérias jornalísticas e conteúdo audiovisual para os canais oficiais do Tribunal. Além disso, o TRE-PR, com assistência dos estagiários, pôde também inaugurar a Rádio Eleitoral Para Todos, uma das propostas para 2019 do presidente do Tribunal, desembargador Gilberto Ferreira.

Os projetos iniciados pelos estudantes durante o período de estágio obrigatório continuam a ser executados, já que, após dois meses de muito trabalho, os estagiários foram efetivados pelo Tribunal.

O programa, produzido no estúdio de rádio da Seção de Produção Audiovisual (SPA), tem o objetivo de prestar esclarecimentos sobre o processo eleitoral, com destaque para a segurança do voto eletrônico e o combate à desinformação, em entrevistas com autoridades e quadros que interagem com o público interno e externo. Cada material produzido é disponibilizado nos canais do TRE-PR no Youtube e no Spotify.

O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, o desembargador da Justiça Federal João Pedro Gebran Neto, o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giuseppe Janino, a presidente do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (IPRADE), Ana Carolina Clève, e a jornalista Dulcinéia Novaes foram alguns dos nomes que já passaram pelos estúdios da web rádio, que ainda tem muitas novidades preparadas.

Outra grande iniciativa do TRE-PR ao longo destes dos dois meses de LABCOM foi a celebração do acordo de cooperação técnica com a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP), pelo qual o Tribunal produz conteúdo radiofônico e a AERP distribui sem custo para as 320 rádios associadas de todo o Estado.

A parceria entre a instituição de ensino e o regional eleitoral segue firme com novos projetos que já estão em fase de produção. Não deixe de acompanhar a evolução e o trabalho dessa equipe!


Texto: Thiliane Leitoles Trombini
Foto: CCS/TRE-PR
Infografia: Lamartine Lima e Rita Vidal
Supervisão: Melissa Diniz Medroni
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR


Siga-nos no Twitter, no Instagram e no Spotify 

Curta nossa página oficial no Facebook 

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr 

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido