Em cerimônia emocionante, TRE-PR concede Comenda das Araucárias

Mais alta honraria da Justiça Eleitoral foi entregue ao presidente do TJ-PR, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira

Em cerimônia emocionante, TRE-PR concede Comenda das Araucárias

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Gilberto Ferreira, concedeu em emocionante sessão solene, nesta quinta-feira (06), a mais alta honraria da Justiça Eleitoral, a Comenda do Mérito Eleitoral das Araucárias, ao presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira. Na ocasião, também foi realizada a aposição da fotografia do desembargador Xisto, que presidiu o TRE-PR em 2017, na galeria dos ex-presidentes.

Assista no canal do TRE-PR no YouTube a solenidade completa

O primeiro a falar foi o decano da Corte do TRE-PR, doutor Antonio Franco Ferreira da Costa Neto, que relembrou os principais feitos da gestão do desembargador Xisto, tais como o início da construção da usina fotovoltaica e a manutenção da capilaridade da Justiça Eleitoral do Paraná em face do processo de rezoneamento encampado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A seguir, coube a palavra à procuradora Eloisa Helena Machado, que falou em nome do Ministério Público Eleitoral; ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraná (OAB-PR), Cassio Lisandro Telles, que destacou a vocação para o diálogo do homenageado; à presidente do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade), Ana Carolina Clève; e ao presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), Geraldo Dutra de Andrade Neto.

Tarde de emoção

Bastante emocionado, o desembargador Xisto revelou a preocupação que sentiu com a ameaça de fragilização da Justiça Eleitoral do Paraná durante a sua gestão, diante da orientação de extinguir 83 das 206 zonas eleitorais do estado. “No entanto, ao final de seis meses de mobilização, nos quais foram realizadas diversas audiências públicas e reuniões com ministros, magistrados e lideranças políticas, foi homologado pelo TSE o relatório composto por mais de 500 páginas, que levou a extinção de apenas 20 zonas eleitorais”, comemorou.

O presidente do TJ-PR agradeceu aos membros da Corte do TRE-PR, que aprovaram de forma unânime, na Resolução 822/2019, a outorga a ele da Comenda do Mérito Eleitoral das Araucárias. Também dirigiu palavras de agradecimento às autoridades, familiares e servidores presentes na homenagem, que incluiu a apresentação do grupo musical Fora da Pauta, composto por magistrados servidores da Justiça Eleitoral.

Siga-nos no Twitter e no Instagram

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Últimas notícias postadas

Recentes