Justiça Eleitoral do Paraná lança campanha para incentivar biometria entre eleitores facultativos

Idosos e jovens comparecem em grande número aos fóruns eleitorais que passam por mutirões da biometria

Justiça Eleitoral do Paraná lança campanha para incentivar cadastro biométrico de eleitores facultativos

Com a realização da biometria obrigatória em diversos municípios do interior do Paraná, as pessoas com mais de 70 anos e os jovens entre 16 e 18 anos, para quem o voto é facultativo, estão atendendo à campanha da Justiça Eleitoral e comparecendo aos fóruns eleitorais para cadastramento das digitais.

Foi o caso da eleitora Maria das Dores Cruz Lopes, de 102 anos, que na semana passada realizou o cadastro biométrico na 93ª Zona Eleitoral de Ivaiporã. Comparecimentos de idosos acima dos 90 e 100 anos também foram registrados pelos servidores da Justiça Eleitoral nos municípios de Santa Helena, Formosa do Oeste, Corbélia, Rondon, Astorga, Peabiru e Cruzeiro do Oeste.

Veja a galeria de eleitores

Na 130ª Zona Eleitoral de Realeza, que abrange os municípios de Ampére, Realeza e Santa Izabel do Oeste, os servidores compareceram ao Centro do Idoso de cada cidade para entregar panfletos e ministrar uma palestra sobre a biometria. Após as apresentações, dezenas de idosos agendaram atendimento.

Agende seu atendimento online

Confira os documentos necessários

Facultativos

A pessoa acima de 70 anos que não realizar o cadastro biométrico obrigatório terá o título cancelado e não poderá votar e nem receber votos. O cancelamento da inscrição eleitoral, porém, não implica nenhum prejuízo na vida civil, tais como exclusão do CPF ou de benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Segundo a Constituição Federal, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os maiores de 70 anos, analfabetos e jovens entre 16 e 18 anos. Mesmo que tenham o título, eles não são obrigados a votar.

Siga-nos no Twitter e no Instagram

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Últimas notícias postadas

Recentes