30 anos da volta da democracia

Lembrada como a mais democrática pelo chefe de cartório da 105ª Zona Eleitoral, a eleição de 1989 foi marcada pela candidatura de grandes personalidades e lideranças históricas

Imagem de um recorte de jornal com várias informações.

Você lembra dos candidatos em quem votou nas últimas eleições? Nem todo mundo lembra. Mas da primeira eleição presidencial pós-ditadura no Brasil, que elegeu o presidente mais jovem que o país já teve, em 1989, é difícil esquecer. Neste 15 de novembro, comemora-se, além da Proclamação da República, o 30º aniversário deste pleito e há quem diga que foi a eleição mais democrática do Brasil.

É o que pensa o chefe de cartório da 105ª Zona Eleitoral, em Terra Rica, Daniel Galuch Junior, que afirma ter presenciado essa data memorável em sua infância. "Quando eu morava em São Jorge do Ivaí, passei o dia inteiro me divertindo em frente ao local de votação. Pude acompanhar o movimento e aumentar minha coleção de panfletos", lembra.

Personalidades marcantes

Nunca na história política brasileira aconteceu uma eleição com personalidades tão marcantes quanto no pleito de 1989. Em disputa para a Presidência da República, havia entre os candidatos lideranças históricas como Ulysses Guimarães, Leonel Brizola e Mário Covas e forças políticas emergentes naquele período, como Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Collor de Mello (candidato eleito em 1989) e Guilherme Afif Domingos. Ademais, também faziam parte daquela disputa figuras folclóricas, como Paulo Maluf, derrotado na eleição presidencial de 1985, quando o mandatário brasileiro foi escolhido pelo colégio eleitoral, em uma eleição indireta.

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) orgulha-se destes 30 anos e lembra com carinho deste momento tão importante para a democracia. A realização de eleições democráticas e transparentes continua a ser o nosso objetivo, bem como proporcionar que cada vez mais cidadãos participem do processo eleitoral.

 

Texto: Thiliane Leitoles com informações de Daniel Galuch Junior
Foto: Reprodução
Supervisão: Melissa Diniz Medroni
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR


Siga-nos no Twitter, no Instagram e no Spotify

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Últimas notícias postadas

Recentes