TRE Entrevista: Paraná desburocratiza atendimento ao eleitor com o Título Fácil

Edição especial da Rádio Eleitoral para Todos em comemoração ao final da biometria anuncia serviço inédito no Brasil

Fotografia de duas pessoas dentro de um estúdio. À esquerda, há uma mulher com os braços sobre a...

O TRE Entrevista desta semana celebra o fim do cadastramento biométrico dos eleitores no Paraná. Disponível nos canais do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) no YouTube e no Spotify, o programa recebeu nos estúdios o vice-presidente e corregedor da Justiça Eleitoral paranaense, desembargador Tito Campos de Paula, e a secretária da Corregedoria, Mônica Miranda Gama Monteiro.

Título Fácil

Com todos os eleitores cadastrados biometricamente, o TRE-PR aposta agora no Título Fácil, serviço que possibilita ao eleitor ser atendido em qualquer cartório eleitoral para resolver suas pendências. “Era inconcebível que, em pleno 2019, com todo esse desenvolvimento tecnológico, o eleitor ainda tivesse que se deslocar até cartório onde fez seu título para resolver um problema”, afirma o desembargador Tito.

O Título Fácil serve para qualquer operação que o cidadão domiciliado dentro do Paraná necessite da Justiça Eleitoral, tais como alistamento, revisão e segunda via. A novidade passa a valer em todo o Estado a partir desta segunda-feira (02/12), embora já estivesse funcionando de forma experimental em alguns cartórios eleitorais. “Nós atendemos 777 eleitores até o dia 13 de novembro em Curitiba e nas grandes centrais de atendimento do Estado sem nenhuma divulgação. Foram quase 800 pessoas que seriam mandadas embora sem atendimento”, declara Mônica.

e-Título

Outro tema abordado durante o programa foi o e-Título, aplicativo que permite acesso às informações cadastradas na Justiça Eleitoral, como número do título, zona eleitoral, local de votação, situação cadastral, certidão de quitação eleitoral e certidão de crimes eleitorais, entre outros serviços. No dia da votação, o e-Título ainda substitui o título impresso para os eleitores que já realizaram a biometria.

 

Texto: Beatriz Pereira Tedesco
Foto: Reprodução
Supervisão: Melissa Diniz Medroni
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz

CCS/TRE-PR


Siga-nos no Twitter, no Instagram e no Spotify

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Últimas notícias postadas

Recentes