Lei é aprovada em Mallet com apoio de vereadores mirins

Projeto trata da proibição de consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas

pessoas assistindo a uma plenária

Aconteceu, no dia 22 de outubro, na Câmara Municipal de Mallet, a discussão e aprovação do Projeto de Lei nº 015/2019 com a participação efetiva de quatro vereadores mirins: Natah Golemba de Oliveira, Francine Huk, Gabriele Karine Janke e Marlon João Chmik, eleitos pelo Parlamento Jovem, projeto do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE).

A lei trata da proibição de consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas, praças e logradouros do município. O projeto, que já existia na Câmara, nunca havia sido colocado em votação. Somente com a iniciativa dos vereadores mirins, que mobilizaram a sociedade, a ideia ganhou força e foi encampada pelo vereador Francisco José Makoski, que apresentou o projeto com o apoio da população do município.  

Além de ser uma experiência gratificante para os alunos, a atuação dos vereadores mirins na Câmara tornou-se exemplo de cidadania para a comunidade. O debate demonstrou a importância da participação dos eleitores, principalmente dos jovens, na elaboração das leis que envolvem a coletividade.

 

Texto e foto: 37ª Zona Eleitoral
Revisão: Enya Melissa Murara
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR

 

Siga-nos no Twitter, no Instagram e no Spotify

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Últimas notícias postadas

Recentes

30 anos da volta da democracia

Lembrada como a mais democrática pelo chefe de cartório da 105ª Zona Eleitoral, a eleição de 1989 foi marcada pela candidatura de grandes personalidades e lideranças históricas