Parlamento Jovem: 5 mil estudantes escolhem vereadores mirins em Londrina

Eleitos serão diplomados no final de novembro pela Justiça Eleitoral

Sala de aula com dois homens em pé. Na platéia várias pessoas sentadas.

No dia 23 de outubro, o Parlamento Jovem do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) elegeu os 19 vereadores mirins que representarão as escolas de Londrina. Os eleitos participarão, no próximo ano, de simulações de sessões no Legislativo Municipal para discutir problemas da comunidade e buscar soluções.

Para o juiz eleitoral doutor Luiz Valério dos Santos, a intenção do programa, que mobilizou cerca de 5 mil estudantes do município, não é necessariamente formar políticos, mas cidadãos. A Justiça Eleitoral fará, em 27 de novembro, às 19h30, no Fórum Eleitoral de Londrina, a diplomação dos vereadores mirins. A posse será realizada em sessão solene na Câmara, no dia 8 de fevereiro de 2020.

Processo eleitoral na prática

A seleção pela comunidade escolar dos vereadores mirins, entre 106 candidatos, seguiu todos os trâmites de uma eleição oficial. No Colégio Estadual Marcelino Champagnat, aproximadamente 200 alunos votaram em um dos cinco candidatos da instituição. Segundo o diretor-geral da escola, Claudecir Almeida da Silva, o interesse dos alunos aumentou de um ano para outro. "Passamos de dois candidatos, no ano passado, para cinco. O programa permite o início de uma formação política. Uma coisa é os estudantes terem uma visão da política a partir do que ensinamos em sala de aula, outra é vivenciarem isso na prática, por meio do voto, como candidatos ou até vereadores mirins da cidade", afirma.

Na escola particular Educativa, os alunos participam do programa desde a primeira edição, em 2017. "Quando os estudantes têm essa possibilidade, eles estão antecipando um conhecimento que utilizarão na vida adulta, transformando-se em cidadãos verdadeiramente conscientes", avalia a diretora da instituição, Eliane Napoli. Oito candidatos concorreram ao posto de vereador mirim pela Educativa.

 

Texto: Valeska Loureiro com informações da Câmara Municipal de Londrina (CML)
Imagem: 146ª ZE
Supervisão: Melissa Diniz Medroni
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR

 

Siga-nos no Twitter, no Instagram e no Spotify

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Últimas notícias postadas

Recentes

30 anos da volta da democracia

Lembrada como a mais democrática pelo chefe de cartório da 105ª Zona Eleitoral, a eleição de 1989 foi marcada pela candidatura de grandes personalidades e lideranças históricas