Segurança das urnas é tema de palestra em universidade

Foi a primeira apresentação da Justiça Eleitoral do Paraná sobre a segurança do processo eletrônico destinada a acadêmicos

pessoas em pé em um fundo branco. à frente, carteiras de estudantes.

A Justiça Eleitoral paranaense agora está levando para dentro das universidades o tema da segurança do processo eletrônico de votação. A primeira palestra sobre o assunto aconteceu no curso de Direito do Centro Universitário UniDomBosco, no dia 24 de outubro.

A apresentação foi realizada pelo chefe da Seção de Urnas do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Roney César de Oliveira, pelo servidor da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) e professor da UniDomBosco Rogério Carlos Born e pela professora Caroline Petian Pimenta Bono Rosa, pró-reitora de pesquisa e extensão do Centro Universitário.

Compartilhamento de informações

“É de suma importância para a Justiça Eleitoral que seja disseminada a informação verdadeira no ensino superior, onde há um público formador de opinião”, ressalta o chefe da Seção de Urnas.

Já a universidade comemora o compartilhamento de informações de interesse público. “É muito importante que sejam abordadas aqui dentro, de forma aberta e didática, questões que poderiam ficar confinadas no tribunal, pois os alunos podem ser replicadores dessas informações”, afirma a pró-reitora.

Luiz Antônio da Rosa, acadêmico do décimo período de Direito, acredita que o mais importante da palestra foi a comprovação da autenticidade das urnas. “Conhecendo o equipamento e como são feitas as eleições somos convencidos de que não há nenhuma chance de as urnas serem violadas”, declara.

Juliano Fantin, presidente do Centro Acadêmico Sílvio de Salvo Venosa, também aposta na capacidade de replicar conhecimento dos acadêmicos para combater à desinformação (fake news). “Temos que ter acesso às informações corretas para demonstrar que algumas notícias que circulam em período eleitoral não têm sustentação nenhuma e, por isso, não podem ser levadas a sério”, finaliza.

 

Texto: Valeska Loureiro e Melissa Medroni com informações COEJE
Imagem: COEJE
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR

Siga-nos no Twitter, no Instagram e no Spotify

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

icone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Icone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido