TRE-PR adere à campanha Novembro Azul

Campanha alerta para a importância da realização do exame preventivo contra o câncer de próstata

Fachada ilumidada com a luz azul, bandeiras à frente e algumas araucárias.

As luzes azuis, que reforçam a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, iluminam, durante o mês de novembro, o edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) no bairro Prado Velho, em Curitiba. O Novembro Azul é um movimento mundial de conscientização para que os homens mantenham cuidados com a saúde, já que a doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre eles, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

A ideia de eleger o mês para prevenção do câncer de próstata surgiu na Austrália, em 2000, quando um grupo de amigos decidiu deixar o bigode crescer durante o mês de novembro para chamar a atenção das pessoas para a saúde masculina. Em pouco tempo, a ação ficou conhecida como Movember, aglutinação das palavras moustache (bigode) e november (novembro).

O movimento repercutiu e foi replicado em diversos países, inclusive no Brasil, onde chegou doze anos depois (em 2012) por meio da parceria entre o Instituto Lado a Lado pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Desde então, órgãos públicos, privados e monumentos de todo o país – a exemplo do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e do Jardim Botânico, em Curitiba – mantêm a iluminação azul em apoio à campanha. O nome da ação faz referência ao Outubro Rosa, que busca conscientizar as mulheres sobre a prevenção e riscos do câncer de mama.

Exame

Durante o Novembro Azul, além de fazer bom uso das luminárias azuis, é importante alertar sobre o perigo que o preconceito com o exame, ainda existente entre os homens, pode gerar. O exame de toque é realizado pelo médico urologista e finalizado em rápidos dez segundos.

Não deixe que sua desconfiança impeça o diagnóstico precoce da doença. Adote esta causa!

 

Texto: Thiliane Leitoles
Imagem: SPA
Supervisão: Melissa Diniz Medroni
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR


Siga-nos no Twitter, no Instagram e no Spotify

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr       

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Últimas notícias postadas

Recentes

30 anos da volta da democracia

Lembrada como a mais democrática pelo chefe de cartório da 105ª Zona Eleitoral, a eleição de 1989 foi marcada pela candidatura de grandes personalidades e lideranças históricas