Café Cultural do TRE-PR aborda questões de gênero

O evento, que aconteceu na última segunda-feira (30), debateu questões de gênero no meio político e social

Fotografia de um grupo de pessoas em pé sobre um palco. Logo à frente há uma bandeira do movimento LGBTQ+.

O 19º Café Cultural – “Precisamos falar sobre ela, o gênero”, que ocorreu na última segunda-feira (30), no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), abordou a inclusão de gênero, não apenas na esfera política, mas também social. Mediado pela servidora e mestre em Direito Constitucional Eliane Bavaresco Volpato, o evento teve como convidadas a professora Julia Gitirana e a militante das causas transgêneras Renata Borges Branco.

Confira o evento completo no canal do TRE-PR no Youtube

Organizado pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE), o Café Cultural, idealizado pela servidora Mariane Koefender, trouxe, na fala da professora Julia, aspectos legais do tema, enquanto Renata trouxe ao debate a própria experiência como mulher transgênero e dados relativos à violência e exclusão de pessoas que não se encaixam nos gêneros binários – feminino e masculino.

Para Eliane, falar sobre questões de gênero é também buscar entender a “transmissão de poder pelo gênero”. “O que nós tentamos salientar é que pode existir poder, tanto político, quanto econômico, mas a sociedade não pode se utilizar do gênero masculino para transmitir esse poder”, explica.

Ela ainda ressalta a responsabilidade das instituições em mudar essa forma de perpetuação de poder, orientando sobre a necessidade de enxergar qualquer pessoa além de sua opção de gênero. “Ao trazer esse tema para debate, o TRE-PR demonstrou sua preocupação em quebrar paradigmas e romper com esse sistema”, conclui.

Na foto, da esquerda para a direita: o vice-presidente e corregedor do TRE-PR, desembargador Tito Campos de Paula; a professora Julia Gitirana; a servidora Eliane Bavaresco Volpato; a militante Renata Borges Branco; o diretor-geral do TRE-PR, doutor Valcir Mombach; e o presidente do TRE-PR, desembargador Gilberto Ferreira.


Texto: Thiliane Leitoles
Imagem: Elisabete Silvia Petrorossi (SPA)
Supervisão: Melissa Diniz Medroni
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR


Siga-nos no Twitter, no Instagram e no Spotify

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Últimas notícias postadas

Recentes