Parlamento Jovem promove exercício de cidadania em Sertanópolis

Em sua primeira edição no município, o projeto reuniu alunos de três Escolas de Ensino Médio de março a agosto de 2019

Fotografia retirada no Tribunal de Júri de Sertanópolis. Na foto estão os novos vereadores mirin...

O projeto Parlamento Jovem é uma iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que incentiva os Juízos Eleitorais a promoverem projetos de cidadania. Na primeira edição no município de Sertanópolis, realizada de março a agosto de 2019, as Escolas de Ensino Médio abrangidas foram Machado de Assis, Jean Piaget e Construindo o Saber. O convite foi direcionado especialmente às turmas de 1º e 2º ano, visando não tomar tempo daqueles que se preparam para ENEM e vestibulares.

Após inscrições voluntárias de trinta alunos, três Partidos foram formados com alunos dos colégios participantes. Em seus grupos, os alunos selecionaram e pesquisaram prioridades de ações sobre seus respectivos temas para disputar as eleições, dentre eles: Partido da Segurança Pública e combate à violência; Partido do Esporte, Lazer e Integração Comunidade Escolar e Partido Educação, Profissionalização e Cultura.

Antes do início da campanha eleitoral, o Exmo. Dr. Conrado, Promotor de Justiça, o Senhor Fabio Henrique, Diretor do Departamento de Esportes e a Senhora Marcia Roseli Salvador Caldeira, Diretora da Agência do Trabalhador em Sertanópolis cederam seus tempos para se reunirem com os alunos, escutando suas ideias e ajudando-os a amadurecer os projetos.

Para tornar ainda mais real o período eleitoral simulado e incentivado pelo projeto, os demais alunos das escolas receberam títulos de eleitor fictícios e outros alunos voluntários foram treinados na urna eletrônica para atuarem como mesários. Após o período de propaganda direta com os eleitores por meio de conversas, distribuição de panfletos, visitas às salas de aula e exposição de cartazes, chegou o esperado dia de votação.

O Cartório Eleitoral da 40ª Zona Eleitoral disponibilizou, no dia 19 de junho, quatro urnas eletrônicas para as escolas participantes, registrando os votos de 534 alunos. O Partido Educação, Profissionalização e Cultura foi vencedor com 213 votos, enquanto o Partido Esporte, Lazer e Integração da Comunidade Escolar ficou em segundo lugar com 184 votos e, em terceiro lugar, o Partido Segurança Pública e Combate à Violência com 124 votos.

No dia 13 de agosto, em cerimônia festiva, o grupo eleito foi diplomado no Salão do Tribunal do Júri de Sertanópolis. O projeto celebrou o empenho de cada pessoa que levou às novas gerações o conhecimento sobre o funcionamento do Estado em período eleitoral, expondo a importância de incentivar a população jovem na participação democrática.

Texto: Thiliane Leitoles
Imagem: 40ª ZE
Supervisão: Melissa Diniz Medroni
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR

Siga-nos no Twitter, no Instagram e no Spotify

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido