TRE-PR ilumina a fachada do edifício-sede em apoio ao Outubro Rosa

Tribunal Regional Eleitoral do Paraná adota campanha do Outubro Rosa para conscientizar sobre o câncer de mama

Na imagem a fachada de um prédio durante o período noturno com a iluminação da cor rosa.

Durante o mês de outubro, o edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) está de cara nova. O prédio recebe iluminação cor-de-rosa durante a noite. O motivo é o apoio à campanha do Outubro Rosa de prevenção e conscientização da população sobre o câncer de mama.

O câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é o tipo de doença mais comum entre as mulheres no mundo, correspondendo no Brasil a cerca de 29% dos casos novos de câncer todos os anos.

O Ministério da Saúde (MS) recomenda exames clínicos anuais após os 40 anos de idade e mamografia a cada 2 anos. Lembrando que existe tratamento disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), porém o autoexame é muito importante para detectar a doença logo no início, facilitando e agilizando o tratamento para a cura.

De Paris a Curitiba                

O movimento do Outubro Rosa, que surgiu na década de 90 com a fundação “Susan G. Komen for the Cure”, é celebrado anualmente com o intuito de promover maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, assim como a conscientização sobre a doença.

A Estátua da Liberdade, em Nova York (EUA), e a Torre Eiffel, em Paris (França), são exemplos mundiais de monumentos que recebem a iluminação rosa. No Brasil, com a aprovação oficial da campanha pelo Congresso Nacional, diversos monumentos e patrimônios aderem à cor neste mês. Em Curitiba, o Jardim Botânico e a Praça do Japão são alguns deles.

O TRE-PR adota a iluminação noturna da fachada do edifício-sede, em Curitiba, desde 2016. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Gestão de Serviços (SECGS).

 

Fontes:

Inca

Senado Federal

 

Texto: Valeska Loureiro
Imagem: Elisabete Silvia Petrorossi (SPA)
Supervisão: Melissa Diniz Medroni
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR

 

Siga-nos no Twitter, no Instagram e no Spotify

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Últimas notícias postadas

Recentes