Alunos de Marmeleiro e Renascença aprendem com o Jogo das Eleições

Atividade faz parte das ações do programa Parlamento Jovem, do TRE-PR

Fotografia tirada de cima de vários grupos de estudantes posicionados ao redor de mesas. Sobre as mesas há jogos de tabuleiro coloridos. Há alunos concentrados na partida e outros que acenam para a câmera.

De 3 a 6 de setembro, os servidores Elisangelo Techy e Andrea Rolim de Moura e a estagiária Bruna Franco da Silva, da 140ª Zona Eleitoral, receberam, no Fórum Eleitoral de Marmeleiro (PR), alunos do Colégio Estadual de Marmeleiro, Colégio Estadual de Renascença, Colégio Telmo Octávio Muller e Colégio Bom Jesus como parte das ações do programa Parlamento Jovem, que tem por objetivo apresentar aos estudantes informações sobre o processo eleitoral, as urnas eletrônicas e a segurança do voto.

Na ocasião, os jovens tiveram a oportunidade de realizar o primeiro contato com a urna, votar e esclarecer dúvidas. Para abordar o processo eleitoral de forma lúdica, os servidores utilizaram o Jogo da Eleições, atividade em forma de tabuleiro que permite aos alunos vivenciar as etapas de uma eleição, discutir sobre situações vividas pelos candidatos, fazer escolhas e, posteriormente, avaliar suas consequências no jogo e na vida real. Os alunos do Colégio Telmo Octávio Muller, que atuaram como monitores, foram responsáveis por ensinar os colegas e aplicar as regras do jogo.

Ao final da visita, os alunos estavam aptos a discernir sobre práticas lícitas e ilícitas no pleito eleitoral e sobre os efeitos negativos para a sociedade da eleição de um candidato que desrespeita a lei.

 

Texto e foto: 140ª Zona Eleitoral de Marmeleiro
Supervisão: Melissa Diniz Medroni
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR


Siga-nos no Twitter e no Instagram

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Últimas notícias postadas

Recentes