TRE-PR participa da campanha Setembro Amarelo

Fachada da instituição ficará iluminada durante todo o mês com a cor da ação de prevenção ao suicídio

Fotografia da fachada de um prédio iluminado com a cor amarela. Há uma Araucária e as bandeiras do Paraná, do Brasil e de Curitiba hasteadas nos mastros.

O edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), localizado no Prado Velho, em Curitiba, terá, durante todas as noites do mês de setembro, a sua fachada iluminada com a cor amarela, em apoio ao mês de prevenção ao suicídio. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Gestão de Serviços (SECGS).

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção. No Brasil, foi criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Atualmente cerca de 32 brasileiros se suicidam diariamente. No mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos. Aproximadamente 1 milhão de pessoas se matam a cada ano. Sabe-se que os números são muito maiores, pois a subnotificação é reconhecida. Além disso, os especialistas estimam que o total de tentativas supere o de suicídios em pelo menos dez vezes. 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), nove entre cada 10 mortes por suicídio podem ser evitadas se recebidas a atenção e a ajuda necessárias. A primeira medida preventiva é a educação. É preciso perder o medo de se falar sobre o assunto. O caminho é quebrar tabus e compartilhar informações. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas contribuem para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, salvar vidas.  

 

Texto: Enya Melissa Murara com informações do site https://www.setembroamarelo.org.br
Imagem: Elisabete Silvia Petrorossi (SPA)
Tratamento imagem: Lamartine de Macedo de Lima
Supervisão: Melissa Diniz Medroni

Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR


Siga-nos no Twitter e no Instagram

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Últimas notícias postadas

Recentes