Guia do Eleitor: lista de serviços on-line

Tendo em vista a suspensão do atendimento presencial ao público, o TRE-PR divulga aos eleitores que diversos serviços estão disponíveis nos canais on-line da Justiça Eleitoral

Fotografia de uma pessoa manipulando um telefone celular em cima de um teclado

ALISTAMENTO ELEITORAL, TRANSFERÊNCIA DE TÍTULO E REVISÃO DE DADOS

Pela internet, poderão ser realizados os serviços de primeiro título (alistamento eleitoral), mudança de município (transferência), alteração de dados indispensáveis para obtenção de certidões, alteração de local de votação por justificada necessidade de mobilidade e regularização de título cancelado, dispensada a coleta biométrica.

Para iniciar o atendimento remoto, clique aqui.


CERTIDÕES

Pela internet é possível emitir e validar CERTIDÕES de:

  1. Quitação eleitoral: documento que comprova que o eleitor está em dia com suas obrigações eleitorais. Substitui os comprovantes de votação);
  2. Crimes eleitorais: documento que comprova a existência ou não de condenação criminal eleitoral transitada em julgado);
  3. Filiação partidária: documento que comprova se o eleitor é filiado ou não a partido político);
  4. Negativa de alistamento eleitoral: documento que comprova que o requerente não é eleitor); e
  5. Composição partidária: atesta a composição dos órgãos partidários, permitindo a visualização do nome e função dos dirigentes).


E-TÍTULO

O aplicativo do e-Título (versão digital do título de eleitor), disponível nas lojas Google Play e Apple Store, possibilita ao eleitor a obtenção de informações sobre sua situação cadastral, bem como da zona, local e seção eleitoral em que vota, além de possibilitar a emissão das certidões de Quitação Eleitoral e de Crimes Eleitorais.


PAGAMENTO DE MULTAS

Caso o eleitor tenha faltado a alguma votação, é possível efetuar a emissão da guia de multa para pagamento.

O pagamento é reconhecido automaticamente no sistema da Justiça Eleitoral após 48 horas do efetivo recolhimento, sem necessidade de que o eleitor envie o comprovante.

Porém, em caso de urgência na regularização, o eleitor poderá efetuar o encaminhamento da guia e do comprovante de pagamento para o endereço eletrônico de sua zona eleitoral.


JUSTIFICATIVA ELEITORAL

O eleitor que se encontrava fora do país no dia das eleições tem o prazo de 30 (trinta) dias, a partir da data de retorno ao Brasil, para justificar a ausência às urnas.

Para isso, poderá utilizar o Sistema Justifica, preenchendo corretamente seus dados pessoais, declarar o motivo da ausência às urnas e anexar a documentação comprobatória digitalizada, tais como: passaporte com carimbo de entrada no Brasil e/ou tíquete de passagem que comprove o retorno.


OUTRAS INFORMAÇÕES

Além de todos os serviços acima mencionados, pela internet, é possível a obtenção de informação sobre:

  1. Número do título de eleitor;
  2. Local de votação;
  3. Situação eleitoral.

 

OUTROS ATENDIMENTOS

Havendo outras dúvidas, poderá ser contatado o cartório eleitoral do seu domicílio por e-mail.


Texto: Corregedoria Regional Eleitoral (CRE)
Foto: iStock

 

Siga-nos no Twitter, no Instagram e no Spotify

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Últimas notícias postadas

Recentes