Ministério Público Eleitoral do Paraná lança “Guia Prático do Candidato”

Manual foi idealizado pela procuradora Regional Eleitoral do Paraná, doutora Eloisa Helena Machado

TRE-PR: Eloísa - Procuradora Regional Eleitoral
Doutora Eloisa Helena Machado, procuradora Regional Eleitoral do Paraná, idealizadora do projeto

O Ministério Público Eleitoral (MPE) lançou um manual chamado “Calendário Eleitoral 2020 - Guia Prático do Candidato”, idealizado pela Procuradoria Regional Eleitoral do Paraná. O documento contém diversos esclarecimentos de possíveis dúvidas dos candidatos, principalmente dos que concorrem pela primeira vez ao pleito. O manual também compila a as datas do calendário eleitoral de 2020 de forma detalhada e explicativa.

Baixe aqui o Calendário Eleitoral 2020 - Guia Prático do Candidato

Em 2020, calcula-se que o Brasil poderá chegar a um milhão de candidatos. No Paraná, estima-se que o número de candidatos chegue a 35 mil. O manual servirá como referência para as pessoas que não possuem conhecimento a respeito de seus deveres e direitos no processo eleitoral.

A doutora Eloisa Helena Machado, procuradora Regional Eleitoral do Paraná, que divide a autoria da publicação do manual com seu assessor, Kelvin Yuquimitsu Yamaguti, afirma que eles tiveram a ideia de fazer o Guia após analisarem cuidadosamente o calendário eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e verificarem que todo o processo eleitoral está nele contido. “O que fizemos foi esmiuçar e elaborar orientações com uma linguagem mais acessível, destacando informações e datas mais importantes para os candidatos”, declara doutora Eloisa.

Dentre as dúvidas mais comuns, está a documentação do que aconteceu na campanha, ou seja, a apresentação de documentos, em especial na prestação de contas. “Procuramos chamar a atenção dos candidatos para que fiquem cientes dos seus direitos, mas também dos seus deveres, em especial após as eleições, isto é, mesmo com o final do pleito, há datas que impõem obrigações que, aqueles que foram candidatos – eleitos ou não – precisam cumprir.”

O “Calendário Eleitoral 2020 - Guia Prático do Candidato” está em sua primeira edição e, caso venha a ser alterado o calendário eleitoral por conta da pandemia do Covid-19, o material será atualizado.

Texto: Beatriz Tedesco
Foto: Rita Vidal

Revisão: Melissa Diniz Medroni
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz