Dia do Rádio: veículo é prioridade do TRE-PR

No último ano, instituição firmou parcerias com emissoras e lançou produtos radiofônicos para democratizar o acesso à informação

duas pessoas em um estúdio de rádio

Hoje, 13 de fevereiro, é comemorado o Dia Mundial do Rádio. A data foi escolhida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011. No Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), o meio de comunicação recebeu grande atenção no último ano com o objetivo de ampliar a transparência da instituição e democratizar o acesso à informação.

Nesse sentido, três iniciativas recentes da Justiça Eleitoral paranaense merecem destaque: o lançamento da Rádio Eleitoral Para Todos e a assinatura de convênios com a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP) e a Rádio Paraná Educativa AM 630.

Rádio Eleitoral Para Todos

A Rádio Eleitoral para Todos é resultado do I Laboratório de Inovação e Comunicação Integrada da Justiça Eleitoral, acordo que trouxe para cumprir horas complementares na Comunicação Social do TRE-PR um grupo de estudantes de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). O resultado foi tão positivo que todos acadêmicos foram efetivados pela instituição.

Sob a supervisão de um jornalista, os estudantes apresentam um programa, que vai ao ar quinzenalmente, às sextas-feiras, no perfil do Tribunal no YouTube e no Spotify. São quatro quadros, com serviços e esclarecimentos sobre o processo eleitoral, entre outras informações. Em sextas-feiras alternadas, a Rádio exibe entrevistas com personalidades do mundo jurídico e áreas afins, realizadas por servidores da Comunicação Social do TRE-PR.

Momento Eleitoral

Por meio da parceria firmada com a AERP, a Justiça Eleitoral paranaense produz conteúdo de interesse público disponibilizado semanalmente para a AERP. A entidade faz a distribuição do material, sem custo ao Tribunal, para as suas trezentas e vinte rádios associadas, espalhadas por todo o Estado.

Tribunal Eleitoral

O mais recente convênio assinado pelo TRE-PR foi com o a Rádio Educativa AM 630. Desde a última segunda-feira (10/02), vai ao ar quatro vezes por semana o programa Tribuna Eleitoral, gravado nos estúdios da emissora de rádio por servidores da Justiça Eleitoral do Paraná. As inserções na programação da AM acontecem às segundas e sextas-feiras, às 9h58 e 17h58.

Fique ligado!

 

Texto: Beatriz Pereira Tedesco e Melissa Diniz Medroni
Imagem: arquivo
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR


Siga-nos no Twitter, no Instagram e no Spotify

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Últimas notícias postadas

Recentes