Evento do TRE-PR debate desinformação no contexto das eleições

Democracia Digital – Eleições 2020 foi realizado pelo Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E), Agência Lupa e Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), com apoio do TRE-PR

Fotografia que reproduz uma sala de reuniões virtual com vários participantes

Nesta segunda-feira (06), aconteceu o Democracia Digital Eleições 2020 – Edição Paraná, que reuniu representantes da Justiça Eleitoral do Estado, órgãos públicos, sociedade civil e imprensa em uma webconferência. A edição dividiu-se em dois momentos, tendo um talk show pela manhã e uma oficina online de checagem à tarde.

O Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E) e a Agência Lupa, em conjunto com o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), foram responsáveis pela realização do evento, que contou com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) para debater o combate aos processos de desinformação em massa nas próximas eleições municipais.

A ação faz parte das diretrizes da gestão do desembargador Tito Campos de Paula, presidente do TRE-PR, de construir uma rede articulada e mobilizada para combater a desinformação nas próximas eleições com a participação de públicos estratégicos. Para atingir este objetivo, também será lançada em breve a Gralha Confere, primeira agência de checagem de notícias da Justiça Eleitoral.

O Talk Show

Durante a manhã, a cerimônia contou com a participação de mais de 90 pessoas em um talk show, mediado pela âncora da rádio CBN Petria Chaves, que abordou os aprendizados no combate à desinformação adquiridos durante a pandemia de Covid-19.

Clique aqui para conferir a transmissão na íntegra!

Na conversa, o desembargador Tito Campos de Paula afirmou que a democracia se materializa através do voto e é por meio dele que se conquista o direito à informação. “O cidadão tem direito a obter informação correta, e, para que isso se concretize, é fundamental o trabalho de combate à desinformação”, disse o presidente. O evento também contou com a presença do vice-presidente e corregedor, desembargador Vitor Roberto Silva, e do diretor-geral, doutor Valcir Mombach.

De acordo com o juiz membro da Corte e ouvidor do TRE-PR, Dr. Thiago Paiva dos Santos, “a internet não é vilã, mas sim uma grande parceira da democracia”. Ele também destacou a importância de que cada indivíduo tenha consciência de sua responsabilidade social dentro das redes sociais e do meio digital como um todo.

A procuradora regional eleitoral, Dra. Eloisa Helena Machado, ressaltou que a desinformação a respeito do processo eleitoral sempre existiu e que a Justiça Eleitoral sempre buscou combater esse problema. Contudo, segundo ela, controlar tudo que é dito pela população pode se tornar um ato antidemocrático. “Então, o que o Ministério Público Eleitoral faz e deve fazer? Combater informações que se mostram contra a democracia e o processo eleitoral”, diz Eloisa.

Também participaram do talk show o Dr. Cássio Lisandro Telles, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Paraná (OAB/PR); Natália Leal, diretora de Conteúdo da Agência Lupa; Ariel Kogan, codiretor do Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E); Luciano Caparroz Pereira Santos, diretor do MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral); Melissa Diniz Medroni, chefe da Seção de Produção Jornalística do TRE-PR; e Katia Brembatti, repórter da Gazeta do Povo e professora de Jornalismo da Universidade Positivo.

Oficina Online de Checagem Lupa

No período da tarde, o projeto Lupa Educação ofereceu uma oficina de checagem online, que demonstrou as principais ferramentas utilizadas para a checagem de notícias.

 

Texto: Thiliane Leitoles Trombini
Foto: Reprodução
Supervisão: Melissa Diniz Medroni
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR

 

Siga-nos no Twitter, no Instagram e no Spotify

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido