TRE-PR e Unicentro desenvolvem estudos para publicação de Atlas Eleitoral do Paraná

A obra fundamenta-se nas eleições do Paraná para governador, de 1947 a 1982, trazendo mapas e cartogramas que demonstram a espacialização dos votos

Banner em fundo branco com o mapa do Paraná em azul ao centro

A obra fundamenta-se nas eleições do Paraná para governador, de 1947 a 1982, trazendo mapas e cartogramas que demonstram a espacialização dos votos

O Atlas Eleitoral do Paraná é resultado da primeira parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e a Universidade Estadual de Guarapuava (Unicentro).

No TRE-PR, o projeto tramitou pelo PAD 12.844/2018 e teve como representante do acordo o servidor da Justiça Eleitoral e pesquisador Daniel Galuch Junior, que disponibilizou os dados necessários para elaboração do estudo aos pesquisadores do Grupo de Pesquisa Redes de Poder, Migrações e Dinâmicas Territoriais(GEPES).

Esta equipe, por sua vez, como representante da Unicentro, executou os trabalhos com acoordenação das professoras doutoras Márcia da Silva e Karla Rosário Brumes, dos cursos de Geografia de Guarapuava e Irati, respectivamente.

Segundo Daniel, a vontade de desenvolver algo que alimentasse a memória da população paranaense foi o que motivou o projeto. “Este livro saiu da curiosidade e da dificuldade de encontrarmos informações eleitorais antigas”, diz o servidor.

O recorte analítico deste primeiro estudo fundamenta-se nas eleições para governador, no estado do Paraná, de 1947 a 1982, apresentando mapas e cartogramas com a espacialização dos votos.

Nele, os leitores terão a oportunidade de observar os votos apurados por município, o comportamento eleitoral e um pouco da carreira de personagens históricos da política paranaense como Moysés Lupion, Bento Munhoz da Rocha Neto, Ângelo Ferrario Lopes, Othon Mader, Mário Batista de Barros, Luiz Carlos Pereira Tourinho, Ney Braga, Nelson Maculan, Plínio Costa, Paulo Pimentel José Richa e Saul Raiz.

A obra

O Atlas Eleitoral exibe, na introdução, os aspectos gerais da obra e das escolhas realizadas pelo grupo em termos de teorias e metodologia adotadas. Cada eleição irá compor um capítulo do Atlas, que trará, em um texto explicativo, a contextualização do momento histórico de cada pleito, bem como a análise espacial dos resultados da eleição para governador do respectivo ano.

Já as considerações finais embasam-se nos depoimentos e na colaboração do governador Paulo Pimentel – que representa a história e memória viva de vários momentos analisados nessa primeira obra.

O trabalho está em finalização e a previsão de publicação é para os próximos meses de 2020, seguindo o cronograma da Revista Paraná Eleitoral. 


Texto: Thiliane Leitoles Trombini com informações da Profa. Dra. Márcia da Silva (Unicentro) e do pesquisador Daniel Galuch Junior (TRE-PR)
Imagem: Divulgação
Supervisão: Melissa Diniz Medroni
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR

Siga-nos no Twitter, no Instagram e no Spotify

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube


ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido