TRE-PR lança a Gralha Confere, primeira agência de checagem da Justiça Eleitoral

População pode enviar para o número +55 41 98700-5100 no WhatsApp conteúdos suspeitos que circulam nas redes sociais sobre o processo eleitoral e a segurança do voto

Banner em fundo branco. Há um balão azul onde está escrito Gralha Confere e a logomarca do TRE-P...

Em uma iniciativa inédita, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Tito Campos de Paula, lança a primeira Central de Combate à Desinformação da Justiça Eleitoral – Gralha Confere. Durante todo o período eleitoral, a população pode enviar para o número +55 41 98700-5100 no WhatsApp dúvidas sobre conteúdos que circulam nas redes sociais relacionados ao processo eleitoral e à segurança do voto no Paraná. Não são averiguadas informações sobre candidatos e partidos.

Os conteúdos selecionados, conforme a repercussão e o interesse geral, serão checados e divulgados no site www.gralhaconfere.tre-pr.jus.br, nas redes sociais do Tribunal e nas páginas de mais de 40 entidades parceiras do projeto. As informações, classificadas em “Verdadeiro”, “Impreciso” ou “Falso”, serão editadas em forma de texto, áudio, cards e vídeos explicativos de até um minuto.

Projeto

Baseada no Programa de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e em critérios internacionais de checagem, a Central Gralha Confere é operada por servidores da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), com base nos bancos de dados da Justiça Eleitoral e informações de porta-vozes internos, com auxílio do Conselho Editorial e Consultivo, formado pelos gestores da instituição.

Saiba mais sobre a política de atuação

Para utilizar toda a capilaridade da Justiça Eleitoral do Paraná no combate à desinformação, integram o projeto representantes de 13 cidades polo: Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Guarapuava, Pato Branco, Francisco Beltrão, Paranavaí, Cianorte, Umuarama, Campo Mourão e Guaratuba.

Paraná em rede

Para viralizar as checagens realizadas e atingir o maior número de pessoas, o Gralha Confere conta com a colaboração de 46 entidades parceiras, entre órgãos públicos, entidades civis e veículos de imprensa, que, por meio de termo de cooperação técnica, comprometeram-se a replicar em suas páginas oficiais as checagens produzidas pelo TRE-PR.

O objetivo é, com uma atuação integrada das instituições do Estado, barrar e alterar os fluxos de desinformação nos meios digitais.

É o Paraná unido no combate à desinformação!

Confira a relação completa de parceiros do Gralha

A Gralha

A gralha azul é um símbolo do Paraná. Com alto potencial comunicativo, emite pelo menos 14 sons distintos e significantes. É um pássaro gregário, cujos bandos sobrevivem unidos por até duas gerações, construindo juntos os ninhos nas partes mais altas das árvores para preservar os filhotes dos predadores. Além disso, é responsável pela manutenção de outro símbolo do Estado: a Araucária. Ao estocar o pinhão, semente da Araucária, para se alimentar, a gralha dissemina esta espécie arbórea pelo solo paranaense.

Assim como a ave, o projeto Gralha Confere quer se comunicar com a sociedade, unir as instituições em torno da boa informação e disseminar a verdade.

Monte a sua própria gralha! Baixe aqui o papertoy

 

SERVIÇO

Para enviar conteúdos: +55 41 98700-5100 (WhatsApp)

Para acompanhar as checagens: www.gralhaconfere.tre-pr.jus.br

 

Texto: Melissa Diniz Medroni
Arte: Simone Hembecker
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR

 

Siga-nos no Twitter, no Instagram e no Spotify

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Últimas notícias postadas

Recentes