Servidores e magistrados do TRE-PR lançam coletânea sobre as Eleições 2020

Obras são divididas em “Registro de Candidaturas”, “Prestação de Contas” e “Propaganda e Pesquisa Eleitoral”

Reprodução da capa de três livros sobre Direito Eleitoral

Na última quarta-feira (13), ocorreu o pré-lançamento dos livros “Registro de Candidaturas”, “Prestação de Contas” e “Propaganda e Pesquisa Eleitoral” – desenvolvidos por juízes membros da Corte, servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral do Paraná.  O lançamento aconteceu no evento virtual do Colégio dos Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais do Brasil (CODEGE).

As obras apresentam a legislação dos temas de forma teórica ao mesmo tempo em que procuram demonstrar sua aplicação prática com base na experiência profissional e diária dos participantes, tendo como foco as eleições municipais de 2020. Os livros já estão disponíveis na loja virtual do Instituto Memória, além de também estarem sendo divulgados na plataforma de EAD do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), utilizada por servidores e juízes eleitorais de todo Brasil. 

DNA paranaense

A ideia da coletânea surgiu durante a elaboração do Projeto EAD, desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) para as Eleições 2020, que disponibilizou, por meio da Coordenadoria de Planejamento Estratégico (COPE) e da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), cursos de capacitação com conteúdo produzido pelos próprios servidores do TRE-PR.

Frederico Rafael Martins de Almeida, chefe da 171ª Zona Eleitoral de Almirante Tamandaré e um dos coordenadores do livro “Propaganda e Pesquisa Eleitoral”, conta que já tinha contato com o Instituto Memória e sugeriu a publicação do conteúdo. “Uma vez que já sou professor e tinha o contato da editora, apresentei o projeto e propus a publicação dos três livros, que abordam os temas mais importantes do direito eleitoral”, diz.

Paulo Sergio Esteves, coordenador de Contas Eleitorais e Informações Partidárias (CCEIP) e um dos coordenadores da obra “Prestação de Contas”, ressalta a explícita felicidade do grupo em contar com a participação do presidente do TRE-PR no projeto: “o livro teve a honra de possuir um prefácio escrito pelo desembargador Tito Campos de Paula, além de passar pela revisão de Raul Greco Junior, que possui especialização em Língua Portuguesa e é esposo de uma das servidoras participantes”, diz Paulo.

Para Willian Gallera Garcia, coordenador do livro “Registro de Candidaturas” e chefe de cartório da 146ª ZE de Londrina, a experiência foi uma grande oportunidade de conhecimento para todos os participantes. “Eu consegui conversar com os colegas de outros cartórios e ter uma visão mais ampla do trabalho e do que acontece em outras unidades. A experiência foi coletiva, então, para mim, o maior registro que temos é do trabalho em equipe”, afirma.

A EQUIPE

Dentre os participantes da Coleção estão:

  • Prestação de Contas

Coordenadores: Jacqueline Piton Volpi, Patrícia Gasparro Sevilha Greco e Paulo Sergio Esteves.

Organizadores: Ana Lúcia Germano Costa, Olivio Tullio Neto e Tatiana Kolly Wasilewski Rodrigues.

Autores participantes: Ana Lúcia Germano Costa, Christiana Tosin Mercer, Cristiane Camila Bonacin Garcia, Cristiano Tomaz de Aquino, Daniela Lumiko Nishio Toyohara Yuyama, Eva Maria Cruz Novinski, Elaine Soares, Gustavo de Oliveira Arantes, Jacqueline Piton Volpi, Leandro José de Souza, Mariângela Melo, Maurício Pires da Costa, Olivio Tullio Neto, Patrícia Gasparro Sevilha Greco, Paulo Sergio Esteves, Rafael Furuta, Ronald Santos Leite e Tatiana Kolly Wasilewski Rodrigues.

  • Registro de Candidaturas

Coordenadores: Danielle Cidade Morgado Maemura, Thiago Paiva dos Santos e Willian Gallera Garcia.

Organizadores: Luiz Fernando do Nascimento, Patrícia Gasparro Sevilha Greco e Tatiana Kolly Wasilewski Rodrigues.

Autores participantes: Adriana Gonçalves Palma Messias, Alan Jefferson Silva, Ana Lúcia, Germano Costa, Arno Wolf Júnior, Bruno Adorno Ferragini, Carlos Alexandre Menchon Moura, Danielle Cidade Morgado Maemura, Dieison Picin Soares Bernardi, Elaine Berbete, Elaine Soares, Eliane Bavaresco Volpato, Frederico Rafael Martins de Almeida, Fujie Kawasaki, Jefferson Marques Vieira, Joseney Thiamer Perusso Segundo, Juliana de Souza Miolla, Leonardo Fernandes de Souza, Luiz Fernando do Nascimento, Luis Marcelo Recco, Marco Aurélio Canever, Mario Henrique Bernardo Orlandini, Mônica Tereza Góes Turchenski, Olívio Tullio Neto, Patrícia Gasparro Sevilha Greco, Rafael Antônio Costa, Tatiana Kolly Wasilewski Rodrigues, Thiago Paiva dos Santos e Willian Gallera Garcia.

  • Propaganda e Pesquisa Eleitoral

Coordenadores: Frederico Rafael Martins de Almeida, Rafael Antônio Costa e Tatiana Kolly Wasilewski Rodrigues

Organizadores: Patrícia Gasparro Sevilha Greco, Jaime Nunes Filho e Paulo Orgel Sá.

Escritores participantes: Adwilhans Luciano de Souza, Alexandre Basilio Coura, Ana Paula Moura Crevelaro, André Aguiar Paes Leme, Bruno de Toledo Beligni Azzolini, Camila Franciaine Simões, Cristiane Camila Bonacin Garcia, Daniel Galuch Junior, Daniel Sanches Ognibene, Daniela Lumiko Nishio Toyohara Yuyama, Eduardo Soares Bonfim, Elaine Soares, Frederico Rafael Martins de Almeida, Fujie Kawasaki, Jaime Nunes Filho, José Leonardo Mano Pereira, Lara Nunes Priante, Leandro José de Souza, Mauricio Pires da Costa, Patrícia Gasparro Sevilha Greco, Paulo Orgel Sá, Rafael Antônio Costa, Shalimar Wassilewski, Tatiana Kolly Wasilewski Rodrigues, Thiago Paiva dos Santos, Valdir Teodoro da Silva e Vitor Hugo Pires.

 

Texto: Thiliane Leitoles Trombini
Fotos: Reprodução
Arte: Simone Hembecker
Supervisão: Melissa Diniz Medroni
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR


Siga-nos no Twitter, no Instagram e no Spotify

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido