TRE-PR realiza reunião para definir Plano de Segurança das Eleições 2020

Dentre as novidades, estão o uso de drones na fiscalização e segurança das zonas eleitorais, o combate a crimes de desinformação no ambiente virtual e o lançamento de uma cartilha de ilícitos eleitorais

Foto de uma mesa de reuniões com diversas pessoas sentadas em cadeiras ao redor.

Nesta quinta-feira (24), autoridades do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) reuniram-se com os comandos estaduais das representações de segurança pública do estado para tratar do Plano de Segurança nas Eleições 2020, que acontece em 15 e 29 de novembro, em primeiro e segundo turnos. No Paraná, há 8,1 milhões de eleitores aptos para votar em 4.801 locais de votação distribuídos em 399 municípios.

Drones

O principal objetivo da reunião foi traçar as diretrizes para prover um ambiente estável aos eleitores, aos servidores e às demais pessoas envolvidas nas Eleições, bem como às unidades do TRE-PR. Dentre as novidades, está o uso de drones pela Polícia Federal em algumas zonas eleitorais para ajudar na fiscalização e na segurança no dia das eleições. Além disso, a Polícia Militar trabalhará na fiscalização de crimes no ambiente virtual, ajudando na identificação e combate às fake news.

Cartilha

O presidente do TRE-PR, desembargador Tito Campos de Paula, anunciou na reunião que uma cartilha de prevenção a crimes eleitorais está sendo elaborada, com uma linguagem didática e simples, e será lançada em meados de outubro deste ano. “Esta cartilha foi baseada em um levantamento que identificou os principais ilícitos praticados na véspera e no dia da eleição de cada cidade do estado, e o nosso trabalho será de prevenção desses crimes”, explicou.

O doutor Rogério de Assis, presidente do Comitê Permanente de Segurança do TRE-PR e juiz membro da Corte, lembrou da importância do investimento em tecnologia para melhorar a segurança da população durante o período de votação. “É de extrema importância estarmos aqui, discutindo a segurança, para que tenhamos uma eleição perfeita”, afirmou.

Segurança sanitária

Visando atender as medidas necessárias no cenário de pandemia de Covid-19, será feita a distribuição de equipamentos de segurança individual a todas as zonas eleitorais, conforme o Plano de Segurança Sanitária para as Eleições Municipais de 2020 elaborado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Autoridades

Estiveram presentes, representando o regional eleitoral, o presidente, desembargador Tito Campos de Paula; o vice-presidente e corregedor, desembargador Vitor Roberto Silva; o juiz membro da Corte e presidente da Comissão de Segurança, doutor Rogério de Assis; a diretora do Fórum Eleitoral de Curitiba, doutora Renata Eliza Fonseca de Barcelos Costa; o presidente do Comitê de Atenção Prioritária ao 1º Grau de Jurisdição, Dr. Oto Luiz Sponholz Júnior; o diretor-geral, doutor Valcir Mombach; e o coordenador de Segurança, Flavio Marçal Rodrigues.

Entre as autoridades convidadas estiveram presentes a procuradora regional eleitoral, doutora Eloisa Helena Machado; o Cel. Rômulo Marinho Soares, da Secretaria de Segurança Pública do Paraná; o superintendente regional da Polícia Federal no Paraná, del. Omar Gabriel Haj Mussi; o delegado regional de combate ao crime organizado no Paraná, Mozar Person Fuchs; o delegado da Polícia Federal, Flavio Setti; o secretário Municipal de Defesa Social e Trânsito, doutor Guilherme Rangel de Melo Alberto; o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Junior; o Superintendente Executivo SMDT, Wagnelson de Oliveira; o coordenador Rivelino Zinier de Almeida; o diretor do Departamento de Fiscalização, José Carlos Felipus da Costa; o chefe substituto da Seção de Operações Especializadas da PRF, Tadeu Bruggemann; o comandante-geral da Polícia Militar do Estado do Paraná, cel. Péricles de Matos; o delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Riad Braga Farhat, representando o doutor Silvio Jacob Rockembach; e o tenente coronel Eroni, assessor da PM no TRE-PR.

 

Texto: Laura Carlotto Borro e Melissa Medroni
Foto: Rubiane Barros Barbosa Kreuz

Tratamento de imagem: Bernardo Gonzales
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR


Siga-nos no Twitter, no Instagram e no SoundCloud
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido