Colóquio: A Reforma Política no tapetão?

 

 

Nota do Evento: Colóquio: A Reforma Política no Tapetão?

 

A Escola Judiciária Eleitoral do Paraná do TRE/PR realizou na noite de ontem (12) o Colóquio: “A Reforma Política no tapetão?”. O evento foi realizado na Sala de Memória da Faculdade de Direito da UFPR, a qual teve sua lotação esgotada pelo público e contou com a presença da cúpula do TRE/PR.

O evento teve a participação dos editores executivos da revista Paraná Eleitoral, Adriano Codato, Eneida Desiree Salgado, Emerson Cervi, Luiz Domingos Costa, além do editor de política do Jornal Gazeta do Povo Rhodrigo Deda, das áreas de Ciência Política, Direito e Jornalismo.

O evento teve gênese com o pronunciamento do Presidente do TRE/PR, Des. Edson Vidal Pinto, o qual ressaltou a importância do voto para a transformação social e fortalecimento da cidadania. O Diretor da EJE, Des. Jucimar Novochadlo ressaltou a importância do evento e do debate acadêmico e que a cidadania também se fortalece com saúde, trabalho e educação.

O Colóquio transcorreu com debates dos professores participantes tratando do tema Reforma Política, Judicialização da Política e, na polêmica provocada pela OAB que  instou o STF para a declaração de inconstitucionalidade dos dispositivos da Lei dos Partidos Políticos e da Lei das Eleições.

O evento contou também, no final, com calorosa participação do público.