Airsoft (ID 42)

Primeiro jogo com o pessoal do TRE-PR, em 2015

O Airsoft é uma modalidade desportiva que surgiu no Japão nos anos 70, que consiste em jogos que simulam combates militares e policiais.

Os jogadores ou operadores utilizam equipamentos de proteção e armas especiais, que são réplicas das reais com a diferença que elas disparam esferas de plástico polidas de 6mm de diâmetro, sem qualquer tinta ou outro tipo de marcação, e tem seu uso e comercialização regulamentado pela DFPC - Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados, órgão pertencente ao Comando Logístico do Exercito Brasileiro, em conformidade com a portaria Portaria nº 56 - COLOG, de 5 Junho de 2017.

Os disparos das esferas plásicas ou BBs como são conhecidas pelos operadores apresentam letalidade zero, mas exige-se equipamentos de proteção individual - EPI - para a prática do Airsoft. Utilizando um óculos ou máscaras EPI homologadas pelo Inmetro dentro dos padrões ISO/ANSI z87+ são o suficiente para garantir a saúde dos olhos, mitigando os riscos de danos graves aos olhos do operador.

Quanto ao modus operandi de uma partida de Airsoft,  o operador quando toma um "tiro" de seu oponente mandatoriamente deve acusar-se de sua "morte", retirando-se da cena e encaminhando-se para sua base, aguardando o seu "renascimento" para que possa retornar à partida. Isso varia conforme o tipo de jogo, quantidade de operadores e regras específicas de cada campo. Consiste num esporte onde a honra e a honestidade são primordiais, pois não há marcações de tinta do "tiro" no oponente, dependendo totalmente da ética do operador para acusar-se de sua "morte". Os combates são simulados em  áreas comerciais destinadas para essa finalidade, devidamente regulamentadas e autorizadas pelo Exército Brasileiro e forças policiais locais.    

O airsoft desenvolve o espírito de equipe entre seus praticantes, pois para o cumprimento das missões simuladas e para uma boa evolução no terreno da partida a colaboração entre os operadores é fundamental. Estimula a integração entre as pessoas, promovendo a amizade entre pessoas de diferentes áreas da sociedade. Não estimula a violência, pois no Airsoft é proibido o contato corporal e as partidas são arbitradas por fiscais que são conhecidos também como rangers, que garantem o bom andamento do jogo.

Participantes:

Fabio Henrique da Silva Skonieczny – SAMC
Sergio Henrique Costa – SAMC
Wagner Caribé da Rocha – SREDE
Marcelo Camargo Kisovec – SGU
Fabio de Freitas Lara Villela – SAMC
Ademir França – Motorista terceirizado
Orlando Fernandes Júnior – Motorista terceirizado