HortaliZE (ID 46)

Foto 2

Os condimentos naturais usados na culinária proporcionam sabores diferentes e realçam ainda mais o sabor dos alimentos. Podem ser acrescentados antes, durante ou após o seu preparo, serve para dar sabor, aroma ou ressaltar o paladar.

Sabendo da importância desses ingredientes e que são essenciais para uma alimentação mais saudável é que iniciamos o cultivo de algumas variedades de condimentos no Fórum Eleitoral de Cascavel.

Cultivamos atualmente canteiros com manjericão, alecrim, hortelã, sálvia, rosmarim, tomilho, manjerona, orégano, cebolinha, salsinha, capim limão e gengibre.

Esta prática despertou em nós um interesse maior na melhoria da qualidade de vida através do uso desses temperos na culinária, em substituição aos temperos processados e ultraprocessados, atitude não muito praticada até a implementação da horta coletiva, uma verdadeira mudança de hábito.

Estimula-nos ao companheirismo e ao espírito em equipe quanto ao cuidado que temos que dispensar à manutenção no cultivo dessas plantas, revezamos as regas, o replantio, as podas e todos ficam à vontade para o uso.

Atualmente, a maior parte dos servidores utilizam em suas casas o sal temperado que aprendemos fazer utilizando os condimentos colhidos de nossos canteiros, isso possibilita o uso moderado do sal nos alimentos, quando adicionado esses temperos.

Percebe-se a motivação e o hábito no manuseio com a terra, relatada por alguns servidores em suas casas, há a troca de experiências entre nós, o compartilhamento dessas ações e que revela verdadeira terapia para os nossos dias de vida agitada e estressante.

Estamos por aqui, abrindo portas em nossas vidas para dar lugar ao Bem Estar físico e mental, e a uma alimentação mais saudável.

Participantes:

Orlanda de Oliveira Heim – 68ª ZE DE CASCAVEL
Claudia Ivana da Silva Neneve - 68ª ZE DE CASCAVEL
Lucimar Bebber - 68ª ZE DE CASCAVEL
Eliara Maria Vicari Santana – 68ª ZE DE CASCAVEL
Valmor Adriano Burille – 68ª ZE DE CASCAVEL
Indianara de Conto Frizon – 68ª ZE DE CASCAVEL
Isis Tatibana de Souza Guazzi – 143ª ZE DE CASCAVEL
Andreia Simony Schmitt – 143ª ZE DE CASCAVEL
Maria Irene Guntzel – 143ª ZE DE CASCAVEL
Daiane Vanessa Zantuti Meotti – 143ª ZE DE CASCAVEL