Curriculum Vitae Desembargador Gilberto Ferreira

GILBERTO FERREIRA, filho de Silvino Ferreira Junior e Leda Cristovam Ferreira, nasceu em 21 de julho de 1953 em Quatiguá, município do Norte Pioneiro Paranaense. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná, turma de 1979. Ingressou na magistratura mediante concurso público em 1984, quando atuou como juiz substituto na comarca de Jacarezinho. Foi titular das comarcas de São Jerônimo da Serra, Ribeirão Claro, União da Vitória, Paranaguá e Curitiba, até ser promovido ao cargo de Juiz substituto em Segundo Grau, atuando na 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná até dezembro de 2013, quando tomou posse como Desembargador, estando lotado na 8ª. Câmara Cível.

Mestre em Direito das Relações Sociais pela Universidade Estadual de Londrina, especialista em Direito Contemporâneo e em Direito Processual pelas Universidades Católica e Positivo.

Idealizador da Central de Penas Alternativas de Curitiba, a 1ª instalada no Brasil; Idealizador também do projeto SerSocial e do programa de rádio Justiça Para Todos, ambos da Associação dos Magistrados do Paraná - AMAPAR.

Professor da PUC-PR, foi professor e diretor-geral da Escola da Magistratura do Paraná, da antiga Faculdade de Direito de Jacarezinho, da Faculdade de Administração e Economia de União da Vitória – FACE, do Curso do Prof. Luiz Carlos, do IBEJ – Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos e da Escola da Magistratura Federal.

Foi presidente da AMAPAR, coordenador da Associação dos Magistrados Brasileiros para a Região Sul, juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, integrante do “Projeto Paraná Sentença em Dia” e membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral, sendo hoje o seu presidente.

Membro da Academia de Cultura José de Alencar de Curitiba, da Academia de Cultura de Curitiba – ACCUR, do Centro de Letras do Paraná, da União Brasileira de Trovadores-Curitiba e da ATRUCO – Academia de Truco do Paraná.

É autor dos livros “Aplicação da Pena” (Editora Forense), “O Rio Nasce na Montanha e Segue Rumo ao Mar” (Editora Juruá) e “Minhas Histórias” (Editora J. Medeiros).