Usina Fotovoltaica

Com 6.200 placas solares, TRE-PR vai inaugurar no dia 28 de junho maior usina fotovoltaica de um órgão público brasileiro

tre-pr usina

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Gilberto Ferreira, inaugura no dia 28 deste mês, na presença de autoridades de todo o país, o maior empreendimento de geração de energia solar de um órgão público brasileiro: a Usina Fotovoltaica de Paranavaí (PR).

Equipada com 6.200 placas solares, que produzirão 263 mil quilowatts/mês, a usina vai produzir 100% do consumo de energia elétrica do TRE-PR, que é em média de 255 mil quilowatts/mês.

- Acesse a galeria de imagens da Usina Fotovoltaica de Paranavaí

IMG-20190418-WA0014IMG-20190418-WA0016IMG-20190418-WA0015

Custo-benefício

A obra da Justiça Eleitoral do Paraná, iniciada em janeiro de 2018, em um terreno e 28 mil metros quadrados doado pela Prefeitura de Paranavaí, teve um custo total de R$ 9,6 mi, dos quais 60% foram financiados com recursos próprios e 40% com emendas da bancada parlamentar do estado. A energia produzida, que será abatida do consumo mensal do tribunal, será repassada para uma estação da Copel, situada a 800 metros do local.

Em cerca de três anos, o empreendimento estará pago, representando uma considerável economia para os cofres públicos e para o meio ambiente, pois trata-se de uma fonte de energia limpa e sustentável, que apesar do alto investimento inicial praticamente não requer manutenção.

A cidade

Paranavaí foi a cidade escolhida para a construção porque reúne as melhores condições de incidência de raios solares no Paraná para uma usina fotovoltaica de grande porte.

Município localizado no noroeste do estado, a 505 km de Curitiba, sua população, estimada em 87.850 habitantes, cresceu vertiginosamente nos últimos anos, em especial entre os universitários, consolidando a cidade como polo da educação superior da região. A mais recente conquista foi a instalação da reitoria da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

Linha do Tempo

05/05/2017: Desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, então presidente do TRE-PR, anuncia a intenção de construir uma usina fotovoltaica em reunião na Câmara Municipal de Paranavaí, na qual solicitou aos vereadores apoio na doação de um terreno do município para a construção do empreendimento.

04/09/2017: Presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto, entrega ao desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira o documento de licença ambiental para a construção da usina fotovoltaica.

19/01/2018: Tem início a construção da usina fotovoltaica do TRE-PR em Paranavaí.

28/06/2019: Inauguração da usina pelo presidente do TRE-PR, desembargador Gilberto Ferreira.

Inauguração da Usina Fotovoltaica do TRE-PR

Data: 28 de junho de 2019

17h - Cerimônia de Inauguração da Usina Fotovoltaica

Rua Longuino Eduardo Boraczynski, s/n, Jardim São Jorge, Paranavaí (PR)

20h - Recepção dos convidados no Harmonia Country Club com palestra sobre sustentabilidade promovida pela Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR)

Rua General Andrade Neves, 200, Jardim São Jorge, Paranavaí (PR)

Faltam

Para a inauguração da Usina Fotovoltaica