Apresentação

A unidade de auditoria interna, no TRE-PR, denomina-se Secretaria de Controle Interno e Auditoria - SECIA, e sua atuação envolve atividades de avaliação da gestão, do gerenciamento de riscos, dos controles internos administrativos e do alcance das metas e dos objetivos declarados pelo Tribunal,  bem como de apoio à governança, na consecução da melhoria contínua do desempenho institucional.  
 
A SECIA encontra-se vinculada, diretamente à Presidência do Tribunal, e, a titularidade da unidade é provida por servidor com escolaridade de nível superior e com experiência específica nas atividades inerentes ao sistema de controle interno.  
 
A força de trabalho da Secretaria está distribuída entre:

- Gabinete;
- Coordenadoria de Controle da Gestão de Pessoas e Auditoria (Seção de Auditoria e Seção de Controle da Gestão de Pessoas) e;
- Coordenadoria de Controle de Contratações e Apoio à Governança e Gestão Institucional (Seção de Apoio à Governança e Gestão Institucional e Seção de Controle de Contratações).

Os procedimentos estão disciplinados no Manual de Procedimentos de Auditoria, sendo as ações desenvolvidas a partir do Plano de Auditoria de Longo Prazo – PALP (quadrienal) e, do Plano Anual de Auditoria – PAA.
 
Do processo de auditoria destacam-se as fases: plano/programa de auditoria, relatório preliminar e relatório de auditoria.  
 
O relatório de auditoria é um instrumento de gestão, pois serve de subsídio à tomada de decisão, uma vez que apresenta as conformidades, bem como as vulnerabilidades dos processos.  

Missão

Zelar pela regularidade da gestão do TRE-PR, contribuindo para seu aperfeiçoamento.

Visão

Ser reconhecida como unidade de excelência no exercício das suas atribuições no âmbito da Justiça Eleitoral.

Valores

  1. Comprometimento
  2. Imparcialidade
  3. Integridade
  4. Trabalho em Equipe