Justiça Eleitoral do Paraná lança cartilha sobre Linguagem Cidadã

Documento, disponível para download, apresenta orientações para a produção de conteúdos de forma compreensível e inclusiva

Imagem do rosto de várias pessoas em preto e branco e, no canto superior esquerdo, escrito: "Lin...

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) disponibiliza em pdf para download a cartilha “Linguagem Cidadã”. O material, lançado em abril de 2021, tem como objetivo promover e orientar a utilização de informações públicas de forma inclusiva e compreensível para todas as pessoas. O conteúdo faz parte da campanha de adoção da Linguagem Cidadã na comunicação institucional do Tribunal.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A CARTILHA

A iniciativa inédita atende à Resolução CNJ N° 376/2021, que instituiu o uso da flexão de gênero no Poder Judiciário. O Tribunal também apresentou dicas e informações sobre a Linguagem Cidadã em oito matérias e cards temáticos para as redes sociais e para o público interno do Tribunal.

Cartilha “Linguagem Cidadã”

A cartilha apresenta uma série de orientações para que os textos, artes, vídeos e roteiros de eventos sejam feitos de maneira simples, clara e inclusiva. O objetivo é que as pessoas achem facilmente o que procuram, compreendam e usem as informações em qualquer conteúdo produzido pelo Tribunal, sem precisar reler o mesmo documento várias vezes ou pedir ajuda de terceiros. A cartilha traz também a normatização e exemplos práticos de como utilizar a linguagem simples e não discriminatória.

Além disso, determina também o emprego da flexão de gênero, com o uso de palavras neutras, nos dois gêneros ou no plural indefinido. Há ainda capítulos dedicados às palavras e expressões que não devem ser utilizadas pelo poder público por reforçarem preconceitos contra pessoas negras, pessoas com deficiência e a comunidade LGBTI+.

Importância

O Estado brasileiro é formado, principalmente, por pessoas relacionadas ao contexto jurídico. Como consequência, no âmbito do serviço público, a linguagem foi pensada a partir do Direito. Entretanto, os jargões utilizados não fazem parte do vocabulário comum da maioria das pessoas, o que dificulta o acesso a serviços e direitos.

A iniciativa da Justiça Eleitoral do Paraná prevê o uso de uma linguagem democrática, conforme o determinado pela Constituição Federal de 1988. A transmissão das informações deve chegar a todas e todos, considerando os diferentes níveis de inclusão digital e alfabetização. Segundo o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf Brasil) de 2018, no Brasil, 3 a cada 10 pessoas são analfabetas funcionais, ou seja, têm muita dificuldade para fazer uso da leitura e da escrita no cotidiano.

Leia mais:

09.04.2021 - TRE-PR adota a Linguagem Cidadã na comunicação institucional


Texto: Carla Tortato
Revisão: Melissa Medroni e Beatriz Tedesco
Arte:
Thiago Tolotti
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR

Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido