Presidente do TRE-PR se reúne com juízo eleitoral e comando militar de Maringá e região

Na ocasião, foi assinado acordo para a instalação de seção eleitoral no Hospital Universitário de Maringá e no Lar dos Velhinhos nas Eleições 2022. Pessoas internadas e profissionais poderão votar no local

Fotografia de quatro homens sentados atrás de uma mesa. Acima, aparece a sigla ACIM em um painel...

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, acompanhado do doutor Valcir Mombach, diretor-geral, e do doutor Josmar Ambrus, secretário da presidência, se reuniu, na manhã da última sexta-feira (01/04), com juízas e juízes eleitorais e chefes de cartório de Maringá, Sarandi, Mandaguaçu, Cianorte, Mandaguari, Marialva, Nova Esperança, Colorado, Paranacity, Astorga e Santa Fé para tratar de temas ligados aos preparativos das Eleições 2022.

O evento, realizado no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), contou com a presença do doutor Siladelfo Rodrigues da Silva, juiz da 137ª Zona Eleitoral de Maringá e diretor do fórum eleitoral; do vice-prefeito municipal, doutor Edson Scabora; e do doutor Michel Felippe Soares, presidente da ACIM.

 

1/ Galeria de imagens

Cidadania Plena

Na ocasião, foi realizada a assinatura do acordo de cooperação técnica para a instalação de seção eleitoral durante as Eleições 2022 no Lar dos Velhinhos, em Maringá, por meio do projeto Cidadania Plena. O mesmo acordo foi celebrado com o Hospital Universitário Regional de Maringá, administrado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O acordo prevê, no dia das eleições, em 2 de outubro (primeiro turno) e em 30 de outubro (se houver segundo turno), a instalação de seções eleitorais em hospitais e Instituições de Longa Permanência de Idosas e Idosos (ILPI). As seções vão atender, além de pessoas internadas, profissionais que trabalham nos locais.

O primeiro acordo foi assinado pelo presidente da Justiça Eleitoral, Coimbra de Moura, e pela irmã Terezinha Maria Pamplona, em nome do Lar. O segundo foi firmado com o vice-reitor da UEM, Ricardo Dias Silva, e com a superintendente do Hospital Universitário, Dra. Elisabete Mitiko Kobayashi.

Combate à desinformação

Em seu discurso de abertura, o desembargador Coimbra de Moura destacou que o "dever maior da Justiça Eleitoral é levar a informação correta e combater a desinformação", ressaltando pesquisa do Instituto Datafolha que constatou que 82% das brasileiras e brasileiros confiam na urna eletrônica. Por fim, garantiu "que nosso sistema de votação é seguro, rápido, eficiente e transparente".

Foram apresentados três painéis: no primeiro deles, a servidora Melissa Diniz Medroni, da Coordenadoria de Comunicação Social, tratou do atendimento à imprensa e apresentou o Gralha Confere, importante ferramenta de combate à desinformação, bem como a Cartilha Cidadã e o projeto Universidade Amiga da Justiça Eleitoral.

Na sequência, o coordenador de Segurança e Transporte, Flávio Henrique Marçal Rodrigues, abordou as ações institucionais ligadas à área de segurança e inteligência.

Logo depois, o secretário de Tecnologia da Informação (STI), Gilmar José Fernandes de Deus, junto com a coordenadora de Sistemas, Desiree Hernandez Mausbach Ricco, e com o coordenador de Serviços e Ambiente, Marcos Fábio Portela, falou sobre o processo eletrônico de votação e os dispositivos de segurança da urna eletrônica.

Comando Militar

No período da tarde, a comitiva do TRE-PR se reuniu com policiais militares do 4º Batalhão da Polícia Militar de Maringá, onde foi recebida por seu respondente, o major Roberto de França. O encontro teve como objetivo subsidiar os integrantes da Corporação com informações importantes sobre a segurança do processo de votação, a confiabilidade da urna eletrônica e sua inviolabilidade, além da abordagem sobre ações e projetos da Justiça Eleitoral paranaense, como o Gralha Confere.

Legenda destaque: Dr. Josmar Ambrus, Dr. Siladelfo Rodrigues da Silva, desembargador Coimbra de Moura e Dr. Valcir Mombach.

Texto: Marden Machado
Revisão: Melissa Medroni
Fotos: Everton Bahl Grabski e Heitor Marcon (Divulgação/UEM/ASC)
Tratamento de imagem: Thiago Tolotti
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR

Siga-nos no TwitterInstagramSoundCloudTikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido