2º Encontro Nacional de Segurança e Inteligência da Justiça Eleitoral acontece em Curitiba nos dias 30 de junho e 01 de julho

Evento reúne no TRE-PR juízas e juízes eleitorais, autoridades e agentes de segurança de todo o país

Banner em fundo azul onde está escrito 2º Encontro Nacional de Segurança e Inteligência da Justi...

Nesta quinta-feira (30), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, realiza a abertura do 2º Encontro Nacional de Segurança e Inteligência da Justiça Eleitoral. 

O evento é promovido pela Comissão Permanente de Segurança do Tribunal, presidida pelo juiz membro da Corte, Dr. Rodrigo Otávio Rodrigues Gomes do Amaral.  

O encontro acontece nos dias 30 de junho e 01º de julho, das 8h às 17h, no auditório do edifício-sede, em Curitiba. O público-alvo são as juízas e juízes das 186 zonas eleitorais do Paraná, forças de segurança e polícias judiciárias de órgãos públicos de todo o país.

Serão apresentados painéis sobre inquéritos policiais eleitorais, segurança institucional de candidatas e candidatos nas eleições, inteligência, segurança e combate à desinformação no processo eleitoral.

Confira a programação completa 

Primeiro dia

A abertura também contará com a participação do diretor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), doutor Rui Moreira, representando o presidente da Corte, ministro Edson Fachin. 

A apresentação inicial será feita pelo doutor Rodrigo Gomes do Amaral, pela doutora Janaína Bruel Marques (MPPR – Núcleo de Inteligência); pelo doutor Wagner Mesquita (SESP); pelo doutor Omar Haj Mussi (SRPF-PR); pelo doutor Silvio Jacob Rochembach (Polícia Civil); pelo coronel Hudson Leôncio Teixeira (Polícia Militar); pelo inspetor Antonio Paim (SRPRF-PR); e pelo coronel Péricles de Mattos (SMDST).

Cinco painéis serão apresentados a seguir. O primeiro, “Um olhar sobre a Inteligência na Justiça Eleitoral”, será conduzido pelo assessor-chefe da Assessoria Especial de Segurança e Inteligência do TSE, doutor Disney Rosetti, pela coordenadora de Inteligência do TSE, doutora Mara Fregapani Barreto, e pelo agente da Polícia Judicial do TRE-PE, doutor João Germano dos Santos Filho.

Em seguida, o tema será “As particularidades do inquérito policial e o combate à desinformação”, apresentado pelo delegado da Polícia Federal (PF) e coordenador-geral de Repressão a Crimes Fazendários (CGPFAZ/DICOR/PF), doutor Cleo Matusiak Mazzotti.

O terceiro painel será conduzido pelo delegado da PF e coordenador de Proteção à Pessoa (CPP/DIREX/PF), doutor Thiago Marcantonio Ferreira, que tratará da “Segurança dos candidatos à Presidência da República e questões de Inteligência”.

Logo após, será apresentado o painel “Inteligência e Segurança: aspectos comuns entre a Polícia Federal e a Justiça Eleitoral”, pelo delegado da PF e diretor de Inteligência Policial (DIP/PF), doutor Alessandro Moretti.

O encerramento do primeiro dia será feito pelo secretário da Comunicação Social do TRE-PR, Marden Machado, que irá tratar sobre “A Comunicação na segurança do processo eleitoral e no combate à desinformação”. Também participam deste painel, representando o TRE-PR, a coordenadora de Comunicação Social, Rubiane Kreuz, e a chefe da Seção de Jornalismo, Melissa Medroni. 

Segundo dia

O primeiro painel do segundo dia do evento - “Rede de Inteligência (Experiências dos Órgãos no Paraná) - será apresentado pelo major Willians Taurino Moreira (DIEP - SESP); pelo inspetor Antônio Reginaldo Moreira da Silva (Guarda Municipal de Curitiba); pela doutora Janaína Bruel Marques (MPPR – Núcleo de Inteligência); pelo capitão Lucas Fernando Marquetti Soares (PMPR - Chefe da 3ª Subseção de Inteligência); pelo doutor Silvanei Almeida Gomes (Delegado de Polícia Civil - Comissão Permanente de Segurança/ Núcleo de Inteligência do TJPR); e pelo policial Rogério da Cunha Ferreira (PRF).

Em seguida, o tema será “A Segurança do TRE-PR nas Eleições 2022 - novidades”, apresentado pelo doutor Rodrigo Gomes do Amaral. Também participam do painel os servidores do TRE-PR Flávio Henrique Marçal Rodrigues, coordenador de Segurança, Transporte e Inteligência; Helcio Angelo de Araujo, chefe da Seção de Segurança Institucional; Fabricio Costa Mello, chefe da Seção de Inteligência; e Marcos Armênio Militão, da Seção de Segurança Institucional.

O terceiro painel “Direção-Geral e SECPLEI - Realização das Eleições 2022”, será conduzido pelo diretor-geral do TRE-PR, doutor Valcir Mombach, e pela secretária de Planejamento e Logística de Eleições e de Inovação do Tribunal, Solange Maria Vieira.

Por fim, o painel “SECPRES/CPEG - Metas CNJ” será apresentado pelo secretário da presidência do TRE-PR, doutor Josmar Ambrus, e pelo coordenador de Planejamento de Estratégia e Gestão do tribunal, Diogo Sguissardi Margarida.

O encerramento do evento será realizado pelo presidente Coimbra de Moura.

Serviço

2º Encontro Nacional de Segurança e Inteligência da Justiça Eleitoral
Data: 30 de junho e 01º de julho
Horário: Das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h
Local: Auditório TRE-PR (Rua João Parolin, 224 - Prado Velho)
Público-alvo: magistradas e magistrados da Justiça Eleitoral paranaense, forças de segurança e polícias judiciárias de órgãos públicos
Inscrições: Moodle TRE-PR
Programação completa: site TRE-PR

Texto: Laura Borro
Revisão: Melissa Medroni
Arte: Simone Hembecker
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR

Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido