Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica realiza primeira reunião

Encontro apresentou as auditorias, procedimento realizado há 20 anos, às entidades fiscalizadoras

Fotografia de um grupo de diversas pessoas reunidas ao redor de uma mesa, durante reunião.

Na manhã desta terça-feira (28), aconteceu a reunião de instalação da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica das Eleições Gerais 2022, com a presença de entidades fiscalizadoras e partidos políticos. O encontro, conduzido pela presidente da Comissão, Dra. Luciani de Lourdes Tesseroli Maronezi, foi realizado no edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em Curitiba. 

O objetivo foi expor as atribuições da Comissão perante as entidades fiscalizadoras, incluindo a apresentação dos membros e a divisão dos trabalhos a serem realizados. Além de tratar das auditorias, procedimento realizado há 20 anos pela Justiça Eleitoral brasileira.

A Comissão, instituída pela Resolução TRE-PR n° 893/2022, representa mais uma etapa do processo de segurança do sistema eleitoral. Os trabalhos desempenhados acontecem conforme a Resolução TSE n° 23.673/2021.

Integrantes da Comissão

- Dra. Luciani de Lourdes Tesseroli Maronezi, juíza de Direito da 13ª Vara Criminal da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba, Foro Central de Curitiba, como presidente da Comissão;

- Dra. Eloisa Helena Machado, Procuradora Regional Eleitoral Substituta;

- Cesar Danilo Castilho Poletto, da Coordenadoria de Sessões;

- Claudia Afanio, coordenadora de Inovação e Sustentabilidade; 

- Cristiane Paula da Silva Galperin, chefe de Gabinete da Secretaria da Corregedoria Regional Eleitoral, como responsável pela coordenação dos procedimentos administrativos da Comissão;

- Diogo Sguissardi Margarida, coordenador de Planejamento de Estratégia e Gestão;

- Domício Prates Ribeiro Filho, assessor de Cerimonial;

- Everton Bahl Grabski, chefe da Seção de Produção Audiovisual;

- Fabio Henrique Borges da Silva, chefe da Seção de Jurisprudência;

- Fabio Henrique da Silva Skonieczny, assistente da Seção de Ambientes de Colaboração;

- Guilherme Babora do Carvalhal, coordenador de Cadastro Eleitoral;

- Maria Regina Blanco Magalhães, da Seção de Gestão Documental e Memória Institucional; 

- Mariana Pirih Cordeiro, assessora da Ouvidoria;

- Max Luiz de Carvalho, coordenador de Infraestrutura de TI;

- Sérgio Henrique Costa, chefe da Seção de Tecnologias da Comunicação.

Presenças na reunião

Além dos membros da Comissão, estiveram presentes também o Dr. Valcir Mombach, diretor-geral do TRE-PR; e o Dr. Josmar Ambrus, secretário da Presidência. 

Compareceram ainda, indicados pelas entidades fiscalizadoras, nos termos do §2° do Art. 55 da Resolução TSE n° 23.673/2021, o Dr. Italo Tanaka Junior, da presidência da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Paraná (OAB-PR); e o Luiz Fernando Feltran, da presidência da Assembléia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP).

Também participaram, Helena Arriola Sperandio, da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (FACIAP); José Augusto Cheute, do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR); Daniely Andressa da Silva e Dr. Graziel Pedroso de Abreu, da Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (FECOOPAR).

Estiveram presentes ainda Laís Gonçalves da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT); Dr. Paulo Roberto Ferraz, do Podemos (PODE); Francisco Cruz Junior, do Democracia Cristã (DC); Juliano França Tetto, do Partido Novo (NOVO); e Dr. Guilherme Brenner Lucchesi, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Texto: Carla Tortato
Revisão: Melissa Medroni
Foto: Bernardo Gonzalez
Secretaria de Comunicação: Marden Machado
SECOM/TRE-PR

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