Gralha Confere é destaque no site da Procuradoria Regional Eleitoral do Paraná

Eleitorado pode enviar denúncias de boatos sobre o processo eleitoral e a segurança do voto para o número 41 3330-8500 via WhatsApp

Banner em fundo azul escrito: Gralha Confere. Do lado esquerdo, é possível ver o desenho de uma ...

O projeto de checagens de notícias Gralha Confere, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), é destaque no site da Procuradoria Regional Eleitoral do Paraná. Um banner aparece na página inicial do portal, direcionando quem tiver interesse para o site da iniciativa.

Recentemente, a Procuradoria Regional Eleitoral do Paraná também criou um canal para denúncias de ilícitos na internet. É possível denunciar publicações em sites e nas redes sociais. A orientação é incluir algumas informações para que a apuração dos fatos possa ser feita. 

Parceria com o MPF

Em maio deste ano, o TRE-PR e o Ministério Público Federal (MPF) assinaram um termo de cooperação para combater a desinformação. O acordo prevê que o MPF divulgue em seu site oficial, redes sociais e grupos de mensagens conteúdos produzidos pelo Gralha Confere.

O Ministério Público Federal é parceiro da iniciativa por meio do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação no âmbito da Justiça Eleitoral do Paraná. Atualmente, o Gralha Confere conta com 58 instituições parceiras, entre órgãos públicos e veículos de imprensa.

Gralha Confere

A central de combate à desinformação Gralha Confere, criada em julho de 2022, recebe dúvidas da população sobre conteúdos que circulam nas redes sociais sobre o processo eleitoral. As denúncias podem ser feitas por WhatsApp pelo número 41 3330-8500. Esse é um novo serviço de atendimento ao eleitorado paranaense, lançado nesta quinta-feira (09). 

Para iniciar o atendimento, salve o contato e envie uma mensagem. A primeira resposta será automática. Digite o número “5” para “enviar denúncia de fake news” e, em seguida, adicione as informações, arquivos, fotos, áudios ou vídeos da denúncia. A demanda será direcionada para a equipe do Gralha Confere.

As informações são classificadas em “verdadeiro”, “falso” ou “impreciso”. Também são feitos textos explicativos sobre assuntos que geram dúvidas no eleitorado. Além das matérias, são produzidos áudios, cards e vídeos sobre os temas.

Conheça o site do Gralha Confere

Texto: Carla Tortato
Revisão: Melissa Medroni

Arte: Simone Hembecker
Secretaria de Comunicação: Marden Machado
SECOM/TRE-PR

Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no TwitterInstagramSoundCloudTikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube 

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido