Nos 90 anos do TRE-PR, eleitorado ganha serviço de atendimento pelo WhatsApp (41) 3330-8500

Número único integra serviços e leva informações da Justiça Eleitoral aos 399 municípios do Paraná

Banner em fundo branco. Está escrito, em azul, Multicanal. À esquerda, há o desenho de um balão ...

A partir desta quinta-feira (09), os paranaenses podem acessar serviços da Justiça Eleitoral pelo WhatsApp (41) 3330-8500. O lançamento faz parte das comemorações dos 90 anos do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), instalado no dia 9 de junho de 1932.

“Nesta data tão importante em que comemoramos 90 anos de instalação da Justiça Eleitoral do Paraná, estreitamos nossa proximidade com o eleitorado por meio da criação do multicanal. Esse novo serviço é mais um trabalho de excelência que temos o orgulho de entregar para a população e tem por objetivo levar serviços e atendimento, via celular, para as eleitoras e eleitores de todo o estado”, destaca o presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura.

Salve esse número

As comunicações oficiais enviadas pela Justiça Eleitoral nos 399 municípios do Paraná passa acontecer por este número. Como medida de segurança, recomenda-se que todas as pessoas no estado salvem o contato (41) 3330-8500 (com o DDD) em seus aparelhos telefônicos para evitar golpes, com estranhos se passando por atendentes da Justiça Eleitoral paranaense.

- Enviar uma mensagem no WhatsApp para o número (41) 3330-8500

Serviços disponíveis

Além de proporcionar mais agilidade e segurança na comunicação institucional, o multicanal reúne diversos serviços no celular. Dessa forma, evita deslocamentos desnecessários de eleitoras e eleitores até as unidades da Justiça Eleitoral.

  • Inscrição de mesária ou mesário voluntário;
  • Certidão de quitação eleitoral;
  • Consulta de débitos eleitorais;
  • Certidão de crimes eleitorais;
  • Certidão de filiação partidária;
  • Certidão negativa de alistamento;
  • Certidão de composição partidária;
  • Autoatendimento do Eleitor;
  • Falar com atendentes (Balcão Virtual);
  • Acessar a segunda via do título eleitoral;
  • Atendimento para advogadas e advogados (Balcão Virtual);
  • Falar com a Ouvidoria;
  • Enviar denúncias de notícias suspeitas sobre o processo eleitoral (Gralha Confere);
  • Tirar dúvidas.

Ação nacional

O multicanal soma-se a uma série de ações da Justiça Eleitoral e do WhatsApp, como o Tira-Dúvidas do TSE. A integração multicanal já foi adotada pelos regionais eleitorais da Bahia, no mês de abril, e da Paraíba, em maio deste ano.

“É com muita satisfação que anunciamos em conjunto com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná sua conta oficial no WhatsApp. Estamos falando de uma importante ferramenta na mão das eleitoras e eleitores paranaenses que permite acesso gratuito e seguro a diversos serviços prestados pela Justiça Eleitoral. As parcerias firmadas com os Tribunais Regionais Eleitorais nos permitem alcançar mais pessoas em suas realidades locais e facilitar o acesso à informações confiáveis sobre o processo eleitoral”, aponta Dario Durigan, Head de Políticas Públicas do WhatsApp no Brasil.

Atendimento

Para iniciar uma conversa, basta enviar uma mensagem no WhatsApp para o número (41) 3330-8500, em qualquer horário. A primeira resposta será automática.

Caso não seja resolvida, a solicitação será encaminhada para um grupo de atendentes, das 12h às 18h. Quando necessário, a demanda é direcionada para a zona eleitoral ou para setor responsável do TRE-PR.

Disque-eleitor

Se você tem alguma dúvida, o TRE-PR também atende pelo 0800-640-8400, das 12h às 18h. A ligação é gratuita.

Combate à desinformação

A partir da ferramenta, poderão ser enviadas mensagens padronizadas para todo o Paraná, como desmentidos sobre boatos relacionados ao processo eleitoral. Pelo número, também é possível ao eleitorado encaminhar para checagem conteúdos suspeitos (prints de tela, links, áudios e vídeos) que circulam nos meios digitais sobre a segurança das urnas, procedimentos relacionados às eleições e calendário eleitoral.

Não são aceitas denúncias sobre partidos, candidatas e candidatos, que podem ser analisadas judicialmente. As apurações são feitas pelo programa Gralha Confere, do TRE-PR.

Implementação

A integração dos serviços pela ferramenta multicanal foi realizada no Paraná pela Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-PR, por meio da Coordenadoria de Serviços e Ambiente e da Seção de Ambientes de Colaboração.

Também contou com o apoio do servidor Luiz Fernando do Nascimento, chefe da 127ª Zona Eleitoral de Cidade Gaúcha, da secretária de Planejamento de Eleições, Solange Maria Vieira, e do servidor Willian Gallera Garcia.

 

Texto: Melissa Medroni
Revisão: Carla Tortato
Arte: Thiago Tolotti
Secretaria de Comunicação: Marden Machado
SECOM/TRE-PR


Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

icone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Icone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido