A sua faculdade pode ser uma Amiga da Justiça Eleitoral. Saiba como

Parceria entre TRE-PR e faculdades prevê até 60 horas extracurriculares para estudantes universitários que trabalhem nas eleições

Banner nas cores roxo, rosa e vermelho, intitulado "Universade Amiga da Justiça Eleitoral". Ao f...

Estudantes universitários podem ganhar até 60 horas extracurriculares ao trabalharem nas eleições (a partir de 30 horas para cada turno trabalhado). Desde que a faculdade ou universidade - seja pública ou privada, com o ensino presencial ou à distância - tenha aderido ao Projeto Universidade Amiga da Justiça Eleitoral (Uniamiga). Para isso, a grade de ensino deve prever horas extracurriculares de cumprimento obrigatório pelas acadêmicas e acadêmicos.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, afirma que a parceria promove benefício mútuo entre as partes. “O Uniamiga, criado em 2020, tornou-se um sucesso instantâneo. Naquela eleição, tivemos 58 instituições conveniadas e atingimos a marca de 90% de mesárias e mesários voluntários vindos dessa iniciativa. Nossa meta para 2022 é dobrar o número de instituições de ensino conveniadas e chegar aos 100%”, disse.

Quais as vantagens?

O convênio propõe uma oportunidade de conhecimento e integração entre as universitárias e universitários e o Poder Judiciário. É uma forma de os jovens conhecerem de perto o processo eleitoral e de sensibilizá-los para o voto consciente e para a segurança do processo eletrônico de votação. Além de estimular o trabalho voluntário e o pleno exercício da cidadania, com uma experiência social prática.

O que cada parte deve fazer?

Estudantes: realizar o treinamento presencial ou virtual fornecido pela Justiça Eleitoral e trabalhar nas eleições no 1° e no 2° turno (se houver). É possível se inscrever como voluntária e voluntário pela internet, sem sair de casa;

Universidades: incentivar a integração entre estudantes e a Justiça Eleitoral, disseminando a importância do exercício da cidadania. Cabe também divulgar às acadêmicas e acadêmicos a adesão da instituição ao Uniamiga e suas vantagens; 

Justiça Eleitoral: proporcionar treinamento às acadêmicas e acadêmicos para atuarem nas eleições e controlar a sua frequência no exercício da função. Além de expedir declaração de participação nos trabalhos eleitorais.

Como a sua universidade pode aderir?

A pessoa representante legal da instituição deve ler o Termo de Adesão e, se estiver de acordo, preencher os campos editáveis, imprimir, assinar e digitalizar o documento. 

Em seguida, preencher o formulário e anexar os arquivos solicitados. Depois de enviado, basta aguardar a confirmação de adesão.

Texto: Carla Tortato
Revisão: Melissa Medroni
Arte: Simone Hembecker
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR


Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido