Quer saber mais sobre os candidatos? Acesse o DivulgaCandContas

Mesmo após as eleições, ferramenta é útil para se informar sobre doações e gastos financeiros, evolução patrimonial e certidões criminais, entre outros

Ferramenta também possibilita consulta de dados individuais de candidatos, bem como de contas el...

Eleições Gerais de 2022: foram 13 candidatos a presidente da República e vice, 224 concorrentes aos governos estaduais, 243 candidaturas ao Senado Federal, 10.630 postulantes à Câmara dos Deputados, 16.737 para as Assembleias Legislativas e outros 610 que disputaram uma vaga na Câmara Legislativa (DF). Ao todo, foram 29.262 candidaturas lançadas neste ano. Todo esse contingente de pessoas que concorreram no pleito eleitoral têm seus dados disponibilizados na plataforma DivulgaCandContas. O acesso é irrestrito e on-line.

Desenvolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ferramenta apresenta informações detalhadas sobre quem pediu registro à Justiça Eleitoral e sobre as contas eleitorais. O sistema fornece acesso a dados como evolução patrimonial, perfil dos candidatos e certidões criminais, além de fornecer campos para o acompanhamento de gastos e as devidas prestações de contas durante a campanha eleitoral, entre outros.

Para a eleitora de Areal (RJ) Nayara Berdnaski Malaquias, 34 anos, mais importante do que saber dos processos judiciais a que o candidato responde, é saber a idoneidade daquele que vai receber o voto e vai representar a população.

“O DivulgaCandContas é fundamental para que as pessoas conheçam informações relevantes sobre os candidatos, como pendências com a Justiça e nível de escolaridade, entre outros, para escolher adequadamente o seus representantes. É possível saber quais são os bens declarados, para que possamos acompanhar se há evolução patrimonial suspeita durante o mandato. São informações que esse mecanismo da Justiça Eleitoral consegue oferecer para o cidadão”, destaca Nayara, que também é advogada.

Conheça o DivulgaCandContas

Acesso fácil

O sistema DivulgaCandContas é disponibilizado na internet para consulta por cidadãs e cidadãos. Para acessá-lo, não há a necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuária ou usuário. Na página principal do sistema, o interessado encontrará a quantidade total de candidaturas, bem como as candidatas e os candidatos por cargo.

Nos mapas de cada região do país, é possível filtrar a pesquisa clicando na unidade da Federação e, depois, no cargo desejado. Em seguida, aparecerá uma lista com todas as pessoas que concorrem à vaga no estado.

Selecionado o nome da candidata ou do candidato, há várias informações, tais como: número a ser utilizado na urna, partido, composição da coligação (se for o caso), nome na urna, grau de instrução, ocupação, site da candidata ou do candidato, proposta de governo, descrição e valores dos bens que possui, além de eventuais registros criminais, entre outras.

Módulo contas

O DivulgaCandContas também é uma importante ferramenta de acesso aos dados relativos às prestações de contas de candidatas e candidatos no pleito. A usuária ou o usuário pode fazer a pesquisa das receitas dos concorrentes por doador e fornecedor, além de acessar a relação dos maiores doadores e fornecedores de bens, entre outros. Alguns dados são apresentados em forma de tabelas e infográficos para facilitar o entendimento.

Texto e imagem: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no TwitterInstagramSoundCloudTikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

icone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Icone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido