Presidente do TRE participa da logística de entrega das urnas

A ação aconteceu no Lar dos Idosos do Tarumã, onde uma urna será instalada para incentivar a voto dos moradores

Dois homens se abraçam. Ao lado deles, há uma caixa da urna eletrônica e cabine de votação.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, participou da logística de entrega das urnas eletrônicas. 

Uma das urnas eletrônicas foi entregue pessoalmente pelo presidente do TRE-PR, no Lar dos idosos Tarumã, em Curitiba, na manhã deste sábado (01). 

"Nós não podemos deixar à margem do processo os que querem, e que podem, participar da grande festa que é a eleição para exercer o seu direito à cidadania. É isso que nos motiva a trazer uma urna eletrônica, de forma inédita no país, até aonde as pessoas estão”, ressaltou o presidente.

Um dos moradores da instituição, Wilson Moreira destacou que há 12 anos não é mais obrigado a votar, mas faz questão de exercer a cidadania. O programa Cidadania Plena facilita o voto e amplia a participação da sociedade no processo eleitoral.

"Assim como eu, outras pessoas têm sequelas e limitações psicomotoras e não conseguem caminhar. Temos cadeirantes e muitos idosos aqui. Então colocar urnas no asilo é de grande importância, é uma ação muito bonita porque facilita para muitos que não iriam votar por limitações. É uma atitude elogiável do TRE" comentou o idoso.

Dois homens se olham. Ao fundo, um imovel com janelas e portas de vidro. Os dois usam máscara.

A distribuição das urnas eletrônicas que serão utilizadas na votação do 1º turno das Eleições deste ano no Paraná começou às 7h da manhã deste sábado (01), véspera da votação.

Todas as urnas foram entregues até as 10h da manhã. Já nas escolas Adventistas, a entrega foi na tarde de sexta-feira (30), antevéspera da eleição. 

Em Curitiba, há 415 locais de votação e 3.984 seções eleitorais, que tiveram as urnas transportadas por 65 veículos dos Correios. 

Paraná

Em razão das distâncias de alguns locais de votação situados em áreas rurais, a logística no interior será outra. A entrega inicia no sábado, véspera da eleição no período das 07h às 13h. 

O Paraná contará com 4.768 locais de votação e 25.856 seções eleitorais. 

Em algumas situações excepcionais, a entrega será a partir de sexta-feira (30), como no caso de ilhas, localidades rurais de difícil acesso e escolas Adventistas. Nos municípios do interior do Paraná, a distribuição das urnas também será feita pela empresa JLM de Almeida, empresa vencedora da licitação.

Logística

A contratação prevê a utilização de 737 veículos em todo o estado, sendo 312 de responsabilidade dos Correios e 425 da empresa JLM de Almeida. No Paraná, a soma de urnas transportadas por estas duas empresas é de 22.941.

Ainda há zonas que fazem o transporte de urnas por conta própria, através de convênios com prefeituras ou com o auxílio dos colaboradores nomeados (administradores de prédio/presidentes de mesa). A quantidade de urnas transportadas dessa forma totalizou 2.937.

Texto: Caio Vinicius Silva
Revisão: Melissa Medroni
Foto: Bernardo Gozalez
Secretaria de Comunicação: Marden Machado
SECOM/TRE-PR

 

Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido