Enastic é encerrado com palestras sobre tecnologia, governança e acessibilidade

Evento, realizado no TRE-PR, reuniu os principais nomes de Tecnologia da Informação, Inovação e Sustentabilidade de todo o país

Fotografia de uma sala em que diversas pessoas, entre homens e mulheres, estão sentadas em carte...

O 1° Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação (Enastic) da Justiça Eleitoral foi encerrado, nesta quarta-feira (23), com palestras e workshops sobre tecnologia, governança e acessibilidade. O evento, realizado no auditório do edifício-sede, reuniu os principais nomes da Tecnologia da Informação, Inovação e Sustentabilidade de todo o país.

Ao longo dos três dias de evento, foram mais de 20 painéis e palestras, além de cinco workshops, que ocorreram paralelamente à programação no auditório. As pessoas interessadas também puderam visitar os 16 stands de patrocinadores do Enastic, que foram montados no hall de entrada do TRE-PR.

Painéis

O último dia de Enastic teve início com a palestra “Keynote: Lições Inovadoras”, ministrada por Viviane Mosé, mestre e doutora em Filosofia. Em seguida, o gerente de Vendas B2B - Ligga, Paulo Lobo, apresentou sobre “Cidades Inteligentes e a importância dos dados”.

O gestor de Segurança Cibernética do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Eduardo Miranda Zottmann, e o assessor na Assessoria de Inteligência Artificial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Rodrigo Almeida de Carvalho, apresentaram o painel “Segurança Cibernética na Justiça Eleitoral”.  

Ainda pela manhã, após o intervalo, foi realizada a palestra “Governança de Contratações no Judiciário e a Nova Lei de Licitações (14.133/2021)”, conduzida pelo secretário do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), George Maciel.

À tarde, a programação seguiu com o “CIO Talk: Desafios de Tecnologia para 2024 e além na Justiça Eleitoral”, com convidados de regionais eleitorais de Rondônia, da Paraíba, do Tocantins, de Roraima, do Amapá e do Rio Grande do Norte, e com o “Programa de Transformação Digital da Justiça”, apresentado por Celio Castro Wermelinger, coordenador de Modernização do TSE. Na sequência, aconteceu o encerramento oficial do evento.

Workshops

No período da tarde, simultaneamente à programação das palestras no auditório, aconteceram três workshops

O primeiro, realizado no Laboratório de Inovação, com o tema “Compensação de Carbono”, foi ministrado pela bióloga Talía Bonfante. Concomitantemente, aconteceu o workshop “Sentindo na Pele”, apresentado pelos membros da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRE-PR. Na sequência, a jornalista e analista judiciária do Tribunal, Melissa Medroni, abordou a “Linguagem Simples na Justiça Eleitoral”.

Texto: Assistência de Jornalismo
Foto: Assistência de Audiovisual
Por: Assessoria de Imprensa
Publicado em: 23/08/2023 - 17:36

Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido